Jovanovic discute com Bruno Fernandes durante o Chéquia- Portugal de setembro de 2022 - Foto: IMAGO
Jovanovic discute com Bruno Fernandes durante o Chéquia- Portugal de setembro de 2022 - Foto: IMAGO

Húngaros já pensam bem para lá do jogo com Portugal

Marco Rossi aponta para a conquista de pontos diante de Arménia e Irlanda

A Hungria passou com a Arménia por dificuldades idênticas às que teve Portugal diante da Irlanda. O emblema magiar acumulou enormes percentagens de posse de bola, mas só desbloqueou o impasse aos 56 minutos, por intermédio de Daniel Lukacs. O 2-0 final foi conseguido já no tempo de compensação. Estreou-se então a marcar pelos magiares Zsombor Gruber, avançado do Ferencvaros, que lidera a tabela dos goleadores do campeonato do seu país ao lado do companheiro de equipa Barnabás Varga, este fora das opções de Marco Rossi para o encontro com os arménios após ter bisado frente a Portugal, ambos com seis remates certeiros.

«A minha filosofia é muito simples», avisou Gruber, antes de prosseguir: «Se uma bola vier na minha direção e estiver ao meu alcance tenho de fazer tudo para que seja golo. Não foi fácil, durante estes dias lidei com uma pequena lesão, mas era um jogo importante e todos tínhamos que ajudar.»

Já Marco Rossi, o italiano que comanda a Hungria, deu a entender que vai cobrar pontos aos seus jogadores sobretudo após o confronto com o Portugal, que terá lugar na terça-feira, em Alvalade: «O nosso destino está nas nossas mãos. Ainda temos de derrotar a Arménia longe da nossa casa, o que será muito difícil, e tentar conquistar pontos diante da Irlanda.»

SÉRVIO APITA PORTUGAL-HUNGRIA

Entretanto, A UEFA já nomeou o árbitro para o jogo, que será Srdjan Jovanovic. O sérvio faz parte do quadro internacional há dez anos e a sua última aparição na UEFA Champions League foi em 2020.

O juiz natural de Belgrado apitou a seleção portuguesa em três ocasiões, que venceu sempre. A primeira vez ocorreu na fase de qualificação para o Mundial 2018, com Portugal a golear as Ilhas Feroé por 5-1. Depois, arbitrou, na Liga das Nações de 2020/21 o Portugal-Suécia (3-0) e na de 2022/23 o Chéquia-Portugal (0-4). Benfica (4), Sporting (3), FC Porto (1), SC Braga (1), Marítimo (1) também já se cruzaram com Jovanovic.