O base francês de 23 anos, Quentin Eyobo, foi o pesadelo do FC Porto. Foto FPB
O base francês de 23 anos, Quentin Eyobo, foi o pesadelo do FC Porto. Foto FPB

Grande Galitos para o FC Porto e um pesadelo chamado Eyobo

Dragões perderam no Barreiro e só conseguiram reagir na segunda parte à consistência da formação da margem sul, onde um francês de 23 anos fez estragos desde o início

O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa como expressa o resultado final 90-89 nesta segunda jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Galitos entrou desde o primeiro minutos a mostrar que não teme favoritos nem consagrados e com 18-9 no marcador o técnico portista, Fernando Sá, não teve alternativa a não ser pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, recuperou e terminou os primeiros 10 minutos a apenas três pontos de distância (26-23).

Porém, muito graças à eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.

Depois do intervalo, os dragões reagiram e correram atrás do prejuízo, contudo, a equipa da casa manteve a eficácia neste terceiro quarto e manteve alguma distância, apesar do FC Porto ter conseguiu vencer esse período por 20-22 e ameaçar a festa do Galitos mantendo a mesma atitude para o último quarto.

Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador (68-69), e apesar de ter continuado a ameaçar vencer, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.

Tal como na primeira parte, o base francês Quentin Eyobo, 23 anos, manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.