Kasper Asgreen vence isolado a 14.ª etapa do Giro 2025

Giro: queda atrasa favoritos à camisola rosa

Um incidente no pelotão a 23 quilómetros da meta da 14.ª etapa causou perda de tempo a Juan Ayuso, Primoz Roglic, Antonio Tiberi, Egan Bernal e Giulio Ciccone. Líder Isaac del Toro, Richard Carapaz ou Simon Yates entre os beneficiados

O dinamarquês Kasper Asgreen resistiu na fuga do dia para vencer a 14.ª etapa da Volta a Itália, entre Treviso e Nova Gorica, na distância de 195 quilómetros. O corredor da EF-Education cortou a meta com 16 segundos de vantagem sobre um grupo liderado pelo australiano Kaden Groves (Alpecin), que se formou após uma queda no pelotão a 23 quilómetros da meta.

O incidente que dividiu o pelotão em vários grupos teve importantes implicações na classificação geral, com vários corredores candidatos à liderança a atrasarem-se.  

Entre estes, Juan Ayuso (segundo à partida para esta etapa), Primoz Roglic e Egan Bernal perderam 48 segundos para o camisola rosa, Isaac del Toro, que integrou o primeiro grupo; Antonio Tiberi (que era terceiro classificado na geral), que ficou ainda mais atrás, gastando mais 1.44 minutos; e definitivamente fora da corrida à camisola rosa, Giulio Ciccone, que apesar de ter cortado a meta mais de 16 minutos após o vencedor abandonou a corrida, com uma lesão numa perna.

Além de Del Toro, que reforçou a liderança da geral para 1.20 minutos sobre o novo segundo classificado, Simon Yates, e tal como Richard Carapaz (4.º) e Derek Gee (6.º) beneficiaram do incidente para subir na classificação. Juan Ayuso desce a terceiro, a 1.26 m do seu companheiro de equipa Del Toro.