Gil Vicente: Andrew recebeu o prémio de Guarda-Redes do Mês
A 10 de novembro, Andrew foi o eleito do prémio ABANCA Guarda-Redes do Mês da Liga Portugal Betclic, referente a setembro/outubro, tendo recebido o prémio hoje, 24 de novembro. A disputar a sua quinta época ao serviço do Gil Vicente, o brasileiro recebe este galardão pela primeira vez, numa fase em que vive um dos melhores momentos da carreira.
O guardião soma já oito jogos sem sofrer golos no campeonato, ficando apenas a um de igualar o seu melhor registo pessoal, alcançado em 2023/2024, época em que terminou com nove balizas invioladas. Com 23 jornadas ainda por disputar, o recorde está claramente ao alcance.
A solidez de Andrew tem sido determinante para o desempenho defensivo notável dos gilistas: apenas cinco golos sofridos em 11 jornadas, marca que coloca o clube como segunda melhor defesa da Liga, em igualdade com o Famalicão e apenas com mais dois golos do que o FC Porto.
«Este é um feito marcante na minha carreira. Foram quatro balizas a zero, isso demonstra também a força da nossa equipa. Estamos a construir não só uma equipa, mas uma família», afirmou o guarda-redes de 24 anos em declarações prestadas à Liga Portugal.
O brasileiro destacou ainda o espírito coletivo dos galos: «Estes números são fruto de muito trabalho de equipa. Tivemos dois jogos em que terminamos com menos um jogador, e mesmo aí não sofremos golo. Reflete muito a nossa união, agarramo-nos nas dificuldades.»
Andrew recebeu 21,57% dos votos dos treinadores principais, a mesma percentagem de Diogo Costa (FC Porto) e Carevic (FC Famalicão), mas conquistou a distinção por ter registado menos tempo efetivo de jogo: 453 minutos, contra 499 do portista e 503 do famalicense.