Gabriel Medina casou-se e pondera ano sabático em 2027 podendo falhar Jogos LA2028
O surfista Gabriel Medina planeia fazer uma pausa na carreira em 2027, o que poderá comprometer a sua qualificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. A decisão, segundo fontes próximas do atleta citadas em exclusivo pela Surf News Brasil e pelo Diário do Litoral, prende-se com o desejo de se dedicar à paternidade.
O tricampeão mundial, que se casou recentemente com a influenciadora Isabella Arantes, confirmou que o casal aguarda o primeiro filho. A prioridade de Medina será acompanhar de perto esta nova fase da sua vida pessoal, o que o levará a afastar-se do circuito mundial da World Surf League (WSL) durante a temporada de 2027.
Esta paragem poderá ter um impacto significativo nas suas aspirações olímpicas. A principal via de qualificação para os Jogos de Los Angeles é através do circuito da WSL, cujo período de apuramento decorre entre agosto de 2027 e julho de 2028. Ao ausentar-se em 2027, Medina perderia uma parte crucial da corrida pela vaga.
Apesar disso, existem caminhos alternativos para a qualificação. Uma das hipóteses passa pelo ISA World Surfing Games. Se Medina competir na edição de 2026, no Peru, e o Brasil vencer o título por equipas no setor masculino, o surfista poderá garantir a vaga se for o brasileiro com melhor desempenho individual.
Outra possibilidade seria o ISA Games de 2028, que atribui sete vagas aos melhores classificados. Nesse cenário, Medina teria de terminar entre os sete primeiros e, simultaneamente, ser o atleta brasileiro mais bem posicionado na prova.
Além da dedicação à família, os planos do surfista incluem uma mudança para São Paulo e a expansão dos seus investimentos em novos negócios, de acordo com as mesmas fontes.
Entretanto, a temporada de 2026 continua a ser um objetivo. Atualmente no quarto lugar do ranking da WSL, com 27.610 pontos, Gabriel Medina mantém-se na luta pelo tetracampeonato. A liderança pertence ao italiano Leonardo Fioravanti, que soma 33.930 pontos.
O calendário até ao final da época favorece o brasileiro, com três eventos em ondas tubulares, a sua especialidade, além de etapas onde já triunfou, como Trestles, Peniche e a piscina de ondas, mantendo em aberto a possibilidade de conquistar o quarto título mundial este ano.