Francisco Ordonhas é o novo campeão nacional de surf
Francisco Ordonhas sagrou-se, este domingo, campeão nacional de surf de 2025, antes ainda do final do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025.
O surfista de 20 anos chegou à derradeira etapa como favorito a suceder a Guilherme Ribeiro, mas a eliminação na terceira ronda deixou tudo em aberto com Jaime Veselko e Tomás Fernandes a sonharem ainda com o título de campeão nacional caso vencessem a quinta etapa. Porém, os dois candidatos foram afastados nas meias finais.
El Edommo Junior Pro Razo 2025 consagra a las jóvenes promesas del surf europeo en Galicia
— Enfoques.gal (@enfoquesgal) September 29, 2025
Carla Morera (14 años, Lanzarote) y el portugués Francisco Ordonhas se alzaron como campeones tras una intensa jornada con condiciones técnicas que pusieron a prueba su nivel pic.twitter.com/Grv4R1VAaW
«O meu objetivo era ser campeão, mas as coisas ontem não me correram bem», assumiu Francisco Ordonhas. «Por isso, hoje foi uma manhã complicada, a ver os heats dos meus adversários e a roer as unhas na areia. Contudo, apesar de ontem ter sido eliminado, hoje as coisas correram bem para o meu lado. Este era um objetivo que já tinha. Assim que percebi que tinha possibilidades, dei tudo nas últimas etapas para tentar chegar ao título. Ter vencido nos Açores colocou-me numa boa posição e acabou por acontecer. Agora, é aproveitar para focar-me no futuro e levar esta motivação para os próximos campeonatos», frisou o campeão europeu de juniores, que venceu nos Açores, foi 2.º na Figueira da Foz e 9.º no Porto, Matosinhos e Peniche.