Ordonhas fez a festa na areia depois de ter visto a concorrência ser eliminada. Foto Jorge Matreno/ANS
Ordonhas fez a festa na areia depois de ter visto a concorrência ser eliminada. Foto Jorge Matreno/ANS

Francisco Ordonhas é o novo campeão nacional de surf

O surfista de 20 anos teve de esperar pelo resultado da concorrência para poder celebrar e suceder a Guilherme Ribeiro como vencedor da Liga MEO

Francisco Ordonhas sagrou-se, este domingo, campeão nacional de surf de 2025, antes ainda do final do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025.

O surfista de 20 anos chegou à derradeira etapa como favorito a suceder a Guilherme Ribeiro, mas a eliminação na terceira ronda deixou tudo em aberto com Jaime Veselko e Tomás Fernandes a sonharem ainda com o título de campeão nacional caso vencessem a quinta etapa. Porém, os dois candidatos foram afastados nas meias finais.

«O meu objetivo era ser campeão, mas as coisas ontem não me correram bem», assumiu Francisco Ordonhas. «Por isso, hoje foi uma manhã complicada, a ver os heats dos meus adversários e a roer as unhas na areia. Contudo, apesar de ontem ter sido eliminado, hoje as coisas correram bem para o meu lado. Este era um objetivo que já tinha. Assim que percebi que tinha possibilidades, dei tudo nas últimas etapas para tentar chegar ao título. Ter vencido nos Açores colocou-me numa boa posição e acabou por acontecer. Agora, é aproveitar para focar-me no futuro e levar esta motivação para os próximos campeonatos», frisou o campeão europeu de juniores, que venceu nos Açores, foi 2.º na Figueira da Foz e 9.º no Porto, Matosinhos e Peniche.