Francisco aproxima-se dos Jogos, mas já não dá para ir ao Europeu
O olímpico do Sporting Francisco Santos registou 1.58,85m ao ganhar a final B dos 200 costas do Eindhoven Qualification Meet, nos Países Baixos, e ficou perto do mínimo para os Jogos de Paris-2024, que são 1.57,50m.
A marca é abaixo do tempo de acesso (1.59,23) para o Campeonato da Europa de Belgrado, entre 10 e 23 de junho, evento no qual muitos nadadores tentarão a derradeira oportunidade para carimbarem o visto para a capital francesa, visto o período de apuramento terminar precisamente no dia 23, só que a janela de qualificação para a Sérvia para a federação portuguesa fechou-se no passado fim de semana com durante o Nacional Open, disputado em Coimbra.
Isso não significa que Francisco não possa agora tentar obter a desejada marca para Paris-2024 noutra prova, até porque nesse mesmo fim de semana existem pelo menos mais duas competições no velho continente a decorrer ao mesmo tempo que o Europeu.
O recorde de Portugal são 1.57,06m pertença de Francisco Santos, obtidos no Meeting Internacional do Porto em 2021, o que lhe permitiu estar nos Jogos de Tóquio.