Fim de uma era no Tottenham: Son confirma saída do clube
É verdadeiramente o fim de uma era no Tottenham. Son Heung-min anunciou que vai deixar os spurs neste verão, colocando um ponto final numa ligação de 10 anos ao clube londrino. O internacional sul-coreano chegou a White Hart Lane em 2015, proveniente do Bayer Leverkusen, e construiu um legado marcante em Londres.
Numa conferência de imprensa em Seul, onde o Tottenham realiza a pré-temporada, Son explicou as razões da saída e manifestou o orgulho pelo percurso no clube, caracterizando a decisão de deixar os spurs como «a mais díficil da carreira»: «Eu vim para o norte de Londres como uma criança – era muito jovem, um rapaz que nem sequer falava inglês. Deixar este clube como homem feito é um momento de grande orgulho.»
«Pedi para sair. A minha decisão está tomada, dei o meu melhor aqui e agora preciso de um novo desafio. Preciso de um novo ambiente para me motivar. Preciso de uma pequena mudança. 10 anos é muito tempo. Passei muito tempo a refletir se queria experimentar o futebol num ambiente diferente e tive essas conversas comigo mesmo repetidamente», acrescentou Son.
Apesar da saída iminente, Son deverá ainda alinhar e capitanear o Tottenham no particular frente ao Newcastle, no domingo, em Seul – podendo despedir-se dos spurs no seu país natal. A despedida oficial poderá não incluir a Supertaça Europeia, agendada para 13 de agosto frente ao PSG, uma vez que o jogador deverá abandonar o clube antes dessa data.
O treinador do Tottenham, Thomas Frank, deixou palavras elogiosas ao capitão: «O Son é uma verdadeira lenda dos Spurs e um dos melhores jogadores que já atuaram na Premier League. Se este for o último jogo do Son, que melhor lugar do que aqui, perante os seus adeptos, para se despedir? Pode ser um final bonito.»
O legado de Son
Em 454 jogos com a camisola do Tottenham, Son marcou 173 golos e fez 95 assistências, tornando-se uma das maiores referências do clube na era moderna. Destes, 127 golos foram apontados na Premier League, o que o coloca no 16.º lugar da lista de melhores marcadores da história da competição, ao lado de nomes como Jimmy Floyd Hasselbaink e à frente de lendas como Steven Gerrard e Ian Wright.
Son, que está sob contrato com o clube até 2026, liderou o Tottenham à conquista da UEFA Europa League em maio, com uma vitória sobre o Manchester United na final, quebrando um jejum de 17 anos sem troféus. Foi também o primeiro asiático a conquistar a Bota de Ouro da Premier League, ao marcar 23 golos na época 2021/22, partilhando o prémio com Mohamed Salah.
Ao lado de Harry Kane, estabeleceu o recorde de mais golos combinados por uma dupla na história da Premier League, com 47 – 24 marcados por Son e 23 por Kane. Ambos brilharam especialmente entre 2020 e 2022, quando combinaram 21 golos em apenas duas épocas.
Com 333 jogos na Premier League e 71 assistências (um recorde do clube na competição), Son é também o sexto jogador com mais jogos na história do Tottenham, atrás apenas de Cyril Knowles, Pat Jennings, Gary Mabbutt, Steve Perryman e Glenn Hoddle. Um percurso que o consagra como um dos maiores símbolos do clube londrino.
O capitão dos spurs prepara-se para iniciar uma nova etapa na carreira, estando em negociações avançadas com o Los Angeles FC, da Major League Soccer, segundo noticia a imprensa inglesa.