Grande Prémio dos Estados Unidos
Grande Prémio dos Estados Unidos - Foto: IMAGO

FIA anuncia mudanças importantes nas regras dos motores

Aumento da potência do sistema elétrico entre as principais alterações

Para a temporada de 2026, a Fórmula 1 introduzirá novas regras técnicas, marcando a maior alteração desde 2014, ano em que os motores turbo com sistemas híbridos fizeram a sua estreia.

A próxima mudança prevê um aumento significativo na potência do sistema elétrico – dos atuais 120 quilowatts para 350 quilowatts –, a eliminação da unidade geradora de motor MGU-H e a utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis.

Considerando a complexidade das novas regras, a FIA está a implementar um conjunto de regulamentos denominado Oportunidades Adicionais de Desenvolvimento e Melhoria (ADUO). O principal objetivo desta iniciativa é permitir que os fabricantes de unidades de potência recuperem o atraso ao longo da temporada.

O ADUO será aplicado a cada seis corridas no próximo ano, concedendo aos fabricantes em desvantagem a oportunidade de melhorar o seu desempenho. Entre as medidas previstas, inclui-se a anulação do teto orçamental para estas equipas ou um aumento das horas de testes em bancada para o desenvolvimento dos motores.

Desta forma, espera-se alcançar uma maior paridade no desempenho entre os fornecedores de unidades de potência, o que, por sua vez, contribuirá para equilibrar as forças das equipas com as quais colaboram.