Federação 'desvia' convocadas para Valência
A convocatória da seleção feminina de Espanha continua envolta em polémica e, de acordo com a rádio RAC 1, a federação mudou, à última hora, o local de concentração da seleção de Madrid para Valência. Resta saber quantas jogadoras se vão apresentar na concentração para preparar jogos frente a Suíça e Suécia para a Liga das Nações, se é que alguma.
A lista de convocadas divulgada segunda-feira pela nova selecionadora, Montse Tomé – sem Jenni Hermoso, para sua proteção, disse -, não foi bem acolhida pelas jogadoras, que à noite, num comunicado, reiteraram a intenção de não aparecer à chamada, tal como já fora expresso na passada sexta-feira.
Nessa altura, as jogadoras pediam mudanças mais profundas, para lá da saída do presidente Luis Rubiales e do selecionador Jorge Vilda. «As mudanças ocorridas não são suficientes para que as jogadoras se sintam num lugar seguro, onde as mulheres sejam respeitadas, haja compromisso com o futebol feminino e onde possamos dar o nosso máximo desempenho», justificaram na carta da passada sexta-feira.
‼️ ÚLTIMA HORA: La Federació Espanyola canvia de plans i convoca les jugadores de la selecció en un hotel de València, en comptes de a Las Rozas, tal com estava previst.
— Esports RAC1 (@EsportsRAC1) September 19, 2023
👉 Ho fan per desviar l'atenció mediàtica de la convocatòria, mentre intenten desbloquejar la situació. pic.twitter.com/YNEoAhpKIf
Segundo a RAC1, a federação espanhola teria convocado os jogadores que integram o plantel para um hotel em Valência, e não, como é habitual, nas instalações federativas na localidade madrilena de Las Rozas. O objetivo é desviar a atenção dos media, que esperavam no local.
O jornal Marca partilhou um vídeo da selecionadora a chegar a um hotel em Madrid:
🚨🇪🇸 Montse Tomé ya está en el Hotel Alameda, donde la Federación ha citado al equipo técnico en Madrid antes de viajar a Valencia pic.twitter.com/pBhu60ZLZI
— MARCA (@marca) September 19, 2023
(notícia atualizada às 10.11 horas)