FC Porto: Pablo Rosario com a mente em Alvalade

Médio-defensivo chegou quarta-feira ao final da tarde ao Porto, mas oficialização ficou adiada para hoje. Apresenta-se esta manhã no Olival, onde vai treinar com a possibilidade de ser chamado para o clássico com o Sporting

Aí está o novo reforço do plantel do FC Porto versão 2025/2026. Pablo Rosario, de 28 anos, chegou ontem a Pedras Rubras oriundo da cidade de Nice, em França, e seguiu para o Estádio do Dragão de forma a realizar a habitual panóplia de exames médicos na clínica Espregueira Mendes, assim como todas as formalidades relacionadas com a sua contratação, desde a assinatura do vínculo laboral, válido até junho de 2029, bem como as entrevistas da praxe aos canais de informação do clube.

O médio dominicano tinha à espera, na zona VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o gestor executivo do futebol profissional dos dragões, Henrique Monteiro, que lhe deu as boas-vindas neste novo desafio da carreira, que dará ao jogador a oportunidade de voltar a trabalhar com Francesco Farioli, depois de coabitarem no Nice, numa época de sucesso para o emblema do sul de França.

Há muito que o treinador italiano reclamava a chegada de um elemento para fazer concorrência a Alan Varela na posição 6 do predileto 4x3x3 e a escolha recaiu sobre um jogador experiente, que conhece melhor do que ninguém a matriz de jogo que Farioli preconiza, algo que pesou também na decisão de avançar para a contratação de baixo custo, uma vez que a SAD desembolsará apenas 3,75 milhões de euros pela compra do passe, tanto mais que Rosario estava a um ano de deixar o Nice a custo zero.

Uma vez que o tempo urge para o importante compromisso que o FC Porto tem no sábado, em Alvalade, frente ao Sporting, os responsáveis azuis e brancos determinaram que Pablo seja integrado desde já no grupo de trabalho, devendo assim realizar esta manhã a primeira sessão de treino com os novos companheiros. A inscrição do jogador deve ser feita nas próximas horas e é de crer que possa mesmo figurar entre as opções de Francesco Farioli para o duelo com os bicampeões nacionais, não na perspetiva de ser incluído no onze inicial, mas de procurar ambientar-se ao seio do plantel e criar laços de amizade com os novos colegas.

Pablo Rosario recusou sair para o Al-Shabab, da Arábia Saudita, onde teria à espera um ordenado mais elevado do que aquele que vai auferir no Dragão. Mas, sabendo tratar-se de um pedido expresso de Francesco Farioli, que o convenceu através de ligações telefónicas, optou pelos dragões. Convencido pelo projeto desportivo que lhe foi apresentado e pelo facto de poder assinar por quatro épocas, ou seja, até completar 32 anos, Rosario chega ao Dragão disposto a ajudar o FC Porto a retomar o trilho do sucesso desportivo, com o objetivo prioritário a passar por ser campeão nacional novamente.

Pablo Rosario já era um namoro antigo. Numa primeira fase, o FC Porto abordou o Nice com vista a uma investida pelo centrocampista de 28 anos, mas a avaliação monetária feita pelos dois clubes foi bastante díspar. Sem cedências de parte a parte, houve um afastamento, mas a vontade acérrima que o internacional pela República Dominicana tinha de se tornar portista fez com que os responsáveis do Nice aceitassem prescindir dos seus préstimos. Agora é dragão até junho de 2029.