Bernardo Lima em disputa de bola com William Gomes no treino desta terça-feira - Foto: FC PORTO
Bernardo Lima em disputa de bola com William Gomes no treino desta terça-feira - Foto: FC PORTO

FC Porto: mais uma estreia à vista no campeão? A 'pista' deixada por Farioli

Bernardo Lima renovou na semana passada e, esta terça-feira, foi chamado aos trabalhos do plantel principal. Pode cumprir sonho na receção ao Santa Clara, no sábado. Esperança por Nehuén, mas também... cautela

Após o dia de folga que se seguiu à derrota no reduto do já despromovido Aves SAD, o campeão nacional FC Porto retomou, esta terça-feira, os trabalhos no CTFD Jorge Costa, de olho no derradeiro jogo da temporada: a receção de sábado (15h30) ao Santa Clara, que vai anteceder a grande festa na Avenida dos Aliados. No retorno ao Olival, Francesco Farioli promoveu uma chamada que pode, de certa forma, ser entendida como um sinal para a última jornada da Liga.

Bernardo Lima, capitão da equipa de sub-19 e presença regular nos jogos dos bês, integrou a sessão matinal do plantel principal. Uma semana depois de ter sido oficializada a renovação do médio, de apenas 18 anos, o campeão do Mundo de sub-17 trabalhou com os graúdos, começando a dar forma ao sonho de se estrear pela equipa A do clube do coração.

E não é de descartar que a concretização desse desígnio possa acontecer já no sábado, na receção aos açorianos. Bernardo é uma das grandes apostas de futuro do FC Porto e já trabalhou às ordens de Farioli em janeiro, no estágio que os dragões realizaram no Algarve, fora outras ocasiões pontuais em que foi requisitado pelo técnico italiano. Como tal, e numa altura em que o homem do leme dos azuis e brancos está mais aberto a conceder oportunidades, Lima pode mesmo juntar-se ao rol de campeões nacionais.

Basta lembrar, por exemplo, o que sucedeu no domingo com Tiago Silva, outro produto da formação e também de 18 anos: aos 68 minutos da deslocação à Vila das Aves, foi lançado por Farioli, cumprindo a primeira partida na equipa principal. Se o mesmo suceder com Bernardo Lima ante o Santa Clara, o camisola 66 formará, com Tiago e André Miranda, um triunvirato de campeões duplos, uma vez que também juntaria o título de seniores ao de sub-19, carimbado no último fim de semana.

A juntar a isto, a possível estreia de Bernardo pela formação principal pode ter o condimento extra de acontecer no palco mais sonhado: o Estádio do Dragão, algo que sucedeu com Miranda — entrou no duelo com o Arouca, em fevereiro —, mas não com Tiago Silva. De resto, tratam-se de três talentos que devem entrar nas contas de Farioli para a pré-época. Tem a palavra o treinador...

Nehuén Pérez alimenta esperança

Não se tratando de outra possível estreia, quem também acalenta a esperança de ainda ter minutos antes do ponto final na época é Nehuén Pérez. O central argentino, que sofreu uma rotura total do tendão de Aquiles da perna direita em setembro do ano passado, já trabalha integrado há algumas semanas, mas ainda apresenta algumas condicionantes, razão pela qual se mantém no boletim clínico.

Nehuén Pérez a caminho do regresso - Foto: FC Porto
Nehuén Pérez a caminho do regresso - Foto: FC Porto

Ao que A BOLA apurou, Farioli terá todo o gosto em proporcionar alguns minutos de jogo ao defesa, de 25 anos, mas terá de ser o departamento médico a determinar se a eventual utilização de Nehuén terá, ou não, algum risco associado. A evolução do camisola 18 continuará a ser monitorizada diariamente e, mais perto do jogo de sábado, haverá essa decisão para tomar em relação a Nehuén.

Sabe onde andam os campeões da Youth League pelo FC Porto?

Galeria de imagens 28 Fotos

A iniciar sessão com Google...