Francesco Farioli, treinador dos dragões - Foto: FC PORTO
Francesco Farioli, treinador dos dragões - Foto: FC PORTO

FC Porto liga o motor de olho no 32: quem se apresenta e outras novidades (galeria)

Farioli e boa parte dos jogadores regressam esta quarta-feira ao Olival para darem o pontapé de saída em 2026/27. Juventude começa já, internacionais só no dia 6. Meta prioritária está traçada: revalidar o título nacional

Sensivelmente um mês e meio depois da grande festa do título que se seguiu à vitória sobre o Santa Clara, o campeão nacional FC Porto reabre esta quarta-feira as portas da oficina do Olival, dando início à preparação para a nova época.

O grau de exigência vai subir a nível interno — os principais rivais vão apetrechando os respetivos plantéis... — e externo, mas por um bom motivo: após dois anos de ausência, os azuis e brancos vão voltar a disputar a UEFA Champions League e querem deixar uma boa imagem, à altura dos pergaminhos do clube, na prova rainha do Velho Continente.

O objetivo prioritário, porém, não se desvia da matriz habitual: conquistado o 31.º título nacional, Francesco Farioli e os jogadores já fazem mira ao 32.º, o que implicará alcançar o bicampeonato, façanha que tem escapado ao Dragão desde 2012/13.

A temporada é, como se costuma dizer, uma maratona e o tiro de partida será dado bem cedo no CTFD Jorge Costa. Jogadores e equipa técnica começarão a chegar ao quartel-general bem cedo, até porque, logo às 8h00, terá lugar uma primeira reunião. Farioli, que voltou à Invicta já há alguns dias, vai explicar ao plantel as linhas-mestras do plano delineado para 2026/27, lembrando, certamente, que o FC Porto não poderá adormecer à sombra do campeonato celebrado em maio. O intuito, aliás, é aproveitar o bom trabalho feito na época transata, traduzido na construção de uma identidade de jogo bem definida, e aprimorá-lo, com a vantagem de que, em comparação com julho do ano passado, os alicerces estão já erguidos e bem assentes.

Em termos de datas, a primeira semana e meia de trabalho terá como palco o CTFD Jorge Costa. No dia 13, a comitiva azul e branca ruma a terras de Sua Majestade para estagiar no St. George's Park, a casa das seleções de Inglaterra, localizada em Burton upon Trent. O regresso à base após a incursão britânica está marcado para dia 18.

Internacionais voltam no dia 6

Para lá da referida reunião, a agenda desta quarta-feira contempla os habituais exames médicos e testes físicos, que vão englobar um grupo ainda desfalcado. Diogo Costa (Portugal) e Eustáquio (Canadá) continuam em prova no Mundial, enquanto Deniz Gul (Turquia), eliminado na primeira fase, deverá juntar-se aos companheiros de equipa antes da partida para Inglaterra. Os outros internacionais que estiveram em ação na janela de jogos amigáveis de junho, receberam autorização para se apresentarem apenas na próxima segunda-feira (dia 6). São eles Bednarek, Kiwior, Oskar Pietuszewski, Prpic, Victor Froholdt, Zaidu e Pablo Rosario, peças importantes do elenco de Farioli.

Os jogadores que devem apresentar-se no dia um do FC Porto versão 2026/27

Galeria de imagens 27 Fotos

Por outro lado, não vai faltar juventude no dia um do FC Porto em 2026/27. Apesar de terem representado os sub-21, sub-20 e sub-19 de Portugal também em junho, o guarda-redes (e reforço) João Afonso, os defesas Gabriel Brás, Luís Gomes e Yoan Pereira, os médios Tiago Silva, João Teixeira, Bernardo Lima e Mateus Mide e os avançados Duarte Cunha e Eduardo Ferreira estarão às ordens do técnico campeão nacional já esta quarta-feira, tal como Eirik Granaas. André Miranda, por sua vez, também será observado pelo transalpino, mas, uma vez que terminou a campanha finda lesionado, vai realizar, numa primeira fase, trabalho de gestão física.

Caras novas e... retoques

Além dos já mencionados João Afonso e Granaas, que se juntam a André Silva no lote de reforços, também a equipa técnica de Farioli terá caras novas: Erik Heijblok, treinador de guarda-redes, e o videoanalista Liam Helsloot, ambos recrutados ao Ajax. Resta saber se estas entradas vão implicar mudanças no staff liderado pelo homem do leme dos dragões, nomeadamente a nível de saídas. De resto, A BOLA sabe que, um pouco à semelhança do que foi acontecendo ao longo de 2025/26, Farioli deu indicações de melhorias a fazer a nível de infraestruturas no Olival, que já estão em curso. Está (praticamente) tudo a postos para o regresso do campeão!

Samuel Portugal, Iván Jaime e Veron de fora

Além do caso de Eustáquio, que A BOLA esmiuçou ao detalhe na edição de ontem, há outros jogadores que terminaram o período de empréstimo a outros clubes e, por isso, têm previsto o regresso ao FC Porto. Falamos de Samuel Portugal, Iván Jaime e Gabriel Veron, ativos do plantel principal que, sabe o nosso jornal, não vão apresentar-se às ordens de Francesco Farioli quarta-feira de manhã, no Olival. Nenhum entra nos planos do treinador italiano para a nova temporada e a prioridade da SAD passa por encontrar colocação para o trio no mercado.

Caso isso não suceda a curto prazo, deverão apresentar-se no quartel-general portista em data a definir. Vasco Sousa insere-se num contexto diferente: o médio dará seguimento, no Olival e ao lado de Samu, ao processo de recuperação da grave lesão sofrida em dezembro do ano passado.

A iniciar sessão com Google...