Kiwior foi totalista na dupla jornada da Polónia - FOTO: IMAGO
Kiwior foi totalista na dupla jornada da Polónia - FOTO: IMAGO

FC Porto: internacionais regressam com as pernas (mais) pesadas

Diogo Costa, Kiwior, Prpic e Pablo Rosario regressam esta quinta-feira ao Olival com um somatório de 180 minutos acumulados pelas seleções. Zaidu participações em duas partidas com prolongamentos e fez 216 minutos

Devidamente autorizados pela equipa técnica liderada por Francesco Farioli, todos os internacionais que foram chamados ao serviço das respetivas seleções nacionais têm de se apresentar quinta-feira de manhã no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival, a fim de serem integrados nos trabalhos do FC Porto, que prepara a receção ao Sintrense, no sábado (20h15), para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Pablo Rosario esteve ao serviço da República Dominicana

Os internacionais portistas chegam todos com mais minutos nas pernas, com a exceção do jovem Gabriel Brás, que não teve tempo de utilização do selecionador Luís Freire no nulo dos Sub-21 de Portugal frente à Chéquia. De resto, todos os atletas que fazem parte do plantel principal e que estiveram ausentes dos trabalhos por estarem a representar os respetivos países jogaram e muitos deles regressam ao Olival como totalista em dois jogos, casos de Diogo Costa, Kiwior, Prpic e Pablo Rosario. Mas há um jogador que jogou mais do que 180 minutos: Zaidu, ao serviço da Nigéria, esteve em campo em duas partidas que tiveram direito a prolongamento e acumulou 216 minutos pela sua nação e volta à Invicta com o sabor amargo de não ter conseguido o passaporte para o Campeonato do Mundo de 2026, a realizar nos Estados Unidos, Canadá e México.

O quadro de utilização dos dragões nas respetivas seleções

Houve jogadores que regressam ao FC Porto bastante desgastado também pelos efeitos das viagens transaltânticas e, por inerência, dos efeitos do jet lag, casos concretos de Pablo Rosario e também de Eustáquio.

Zaidu esteve em dois prolongamentos da Nigéria

Gerir a condição física

Chegou a hora de mudar de chip das Seleções para o FC Porto. Nesse sentido, os internacionais portistas que estão de volta ao seu clube serão devidamente avaliados pela equipa técnica e médica, que vão aferir da condição física em que regressam e também do ponto de vista psicológico. O tempo não pára e há já um compromisso oficial no sábado, no Estádio do Dragão, iniciando-se um ciclo de nove jogos — com a vantagem de sete deles serem em casa contra apenas dois como visitante — até ao final de dezembro.

Depois de falar com os jogadores, Francesco Farioli fará a devida gestão física de todos, mas é crível que alguns dos internacionais tenham entrada direta no onze que vai medir forças com o Sintrense. Será uma mescla de habituais titulares e dos menos utilizados...

Trio a caminho do Mundial-2026

Samu somou minutos diante da Turquia

Diogo Costa (Portugal), Eustáquio (Canadá) e Samu (Espanha) devem ter presença assegurada no Campeonato do Mundo de 2026, a realizar em conjunto pelos Estados Unidos, Canadá e México. Portugal, Canadá (um dos países anfitriões) e Espanha já carimbaram o passaporte para o grande evento desportivo do próximo verão, mas há ainda jogadores no plantel portista que podem também marcar presença no torneio. A Polónia de Bednarek e de Kiwior vai jogar ainda o play-off de acesso, no qual é cabeça de série. O mesmo sucede com a Turquia de Deniz Gul, que se estreou a marcar diante da poderosa Espanha.