FC Porto critica Varandas: «O santo que tenta controlar o futebol português»
O FC Porto aproveitou a newsletter «Dragões Diário» para deixar duras críticas a Frederico Varandas, na sequência da entrevista do presidente do Sporting ao canal televisivo do seu clube, na véspera.
O nome de Frederico Varandas não é mencionado, mas fica evidente que é ele o «santo» a que o texto faz referência.
«O santo do futebol português falou e Portugal parou para o ouvir. Na maior parte dos casos, pelo tempo que se perde a encontrar o canal, o telespectador falha o apito inicial, no entanto como o jogo é em casa e em diferido o controle da posse é total e o santo como foi “bem recebido” avalia os lances com uma estranha imparcialidade», começa por referir o texto da newsletter do emblema azul e branco.
«O santo, que tenta controlar a todo o custo o futebol português num desejo de benefício próprio, emite opinião de árbitros, de conselhos de arbitragem, de lances duvidosos e menos duvidosos, mas sempre com a “clareza e transparência” que lhe é reconhecida - como se de um atributo seu e único se tratasse», acrescenta, de seguida.
O FC Porto entende ainda que «esqueceu-se o santo de rever os lances que têm beneficiado a sua própria equipa, entre cotoveladas, expulsões, uma permanente agressividade verbal e desafiar de decisões arbitrais em campo, desobediências dos regulamentos da Liga com treinadores não qualificados, esquecendo-se também que, ainda esta época, um jogador seu colocou em risco de vida um espectador na bancada tendo posteriormente cumprido castigo enquanto esteve lesionado, ou que outro obteve uma redução de pena através de recurso ao Conselho de Disciplina transformando uma agressão escrita em relatório do árbitro num mero encosto de cabeça».
«Ao santo, o FC Porto quer dizer o seguinte: deixe-se de hipocrisias, não torça a sua coluna, ganhe o respeito do seu povo mas não lance suspeições sobre os demais», conclui o texto, que refere ainda que o emblema presidido por André Villas-Boas fica a aguardar «a posição do Conselho de Disciplina e Conselho de Arbitragem da FPF e da APAF sobre as suspeitas lançadas ontem por um Presidente de um clube sobre a seriedade e idoneidade dos Árbitros», projetando um «castigo exemplar».