FC Porto contrata polaca

Central Dominika Sobolska-Tarasova nasceu na Bélgica mas naturalizou-se polaca e já está no Dragão para reforçar as líderes do campeonato

A experiente central Dominika Sobolska-Tarasova, de 34 anos, é a mais recente contratação da equipa feminina de voleibol do FC Porto. A atleta, que já foi distinguida como MVP da Liga Polaca, chega para fortalecer o eixo da rede sob o comando de Miguel Coelho.

«Sinto-me muito bem e estou ansiosa por começar esta nova aventura. Trago comigo muita experiência, uma chama e imensa vontade de vencer. O mais importante é mesmo a experiência», disse a internacional aos media do FC Porto.

Com uma carreira internacional consolidada, Sobolska-Tarasova prepara-se para a sua estreia em Portugal, depois de passagens pela Bélgica, Polónia, Itália, Turquia e Roménia. Nasceu na Bélgica em 1991, a jogadora de 1,87 metros seguiu as pisadas do pai e da irmã mais velha, iniciando-se na modalidade no seu país natal, mas acabou por naturalizar-se polaca em 2023.

«Sei que somos as primeiras classificadas e que ganhámos todos os jogos até agora na Liga Portuguesa. Conheço a Natalia Murek, que também é polaca, e sei que o nosso objetivo é ganhar o campeonato já esta temporada. Ela disse-me que a equipa é muito forte, que dentro do clube está tudo muito bem organizado e as coisas funcionam como devem. Ela adora o Porto, a cidade é espetacular e eu estou desejosa de conhecer toda a gente, de visitar a cidade e de viver uma experiência única», rematou a atleta de 1,87 m. 

A sua carreira ganhou destaque na Polónia, para onde se mudou aos 18 anos e, após três épocas no Volleyball Wroclaw, transferiu-se para o Chemik Police em 2012, onde conquistou o campeonato e a Taça da Polónia. Seguiram-se passagens pelo Dabrowa Górnicza e uma breve experiência em Itália, no Metalleghe Sanitars Montichiari.

A central também somou um título de campeã nacional na Roménia, ao serviço do CSM Târgoviște, na temporada 2020/21. Recentemente, representou o Budowlani Lódz, clube com o qual alcançou o terceiro lugar na Liga Polaca em 2023 e chegou às meias-finais da Taça na última edição.

Internacionalmente, representou a seleção belga por 11 vezes, participando em competições como a Liga das Nações, o Campeonato da Europa e o Campeonato do Mundo. Em 2023, naturalizou-se polaca, tendo a Federação Internacional de Voleibol aprovado a sua mudança de nacionalidade desportiva.

Com vasta experiência nas principais ligas europeias e nas competições continentais, a agora atleta polaca chega à Invicta para ser uma peça fundamental e uma voz de liderança nos momentos decisivos da época. No FC Porto, envergará a camisola número 5.