FC Porto B derrotou o Chaves por 1-0 - Foto: Liga Portugal
FC Porto B derrotou o Chaves por 1-0 - Foto: Liga Portugal

FC Porto B destranca as portas da fortaleza flaviense

As 'Chaves' pareciam muito bem trancadas. Os transmontanos ainda não tinham perdido esta época em casa, para o campeonato. Mas chegou um sopro de dragão para derreter a fechadura

O FC Porto B venceu o Chaves por 1-0, em solo transmontano, com um golo de Domingos Andrade.

Os flavienses ainda não tinham perdido em casa, na presente temporada, na Liga 2. Por seu turno, o FC Porto B ainda não tinha vencido fora. Junta-se ainda a curiosidade de os dragões nunca terem vencido o Chaves, nos 13 jogos anteriores.

Karamoh foi o jogador mais insistente dos dragões, no período inicial. Por duas ocasiões, o extremo portista foi da esquerda para o meio e tentou chegar ao golo com remates de fora de área.

O Chaves cresceu, depois, e conseguiu criar mais perigo. Curiosamente, num momento em que os flavienses estavam por cima, foram os forasteiros a chegar à vantagem, ao minuto 41.

Domingos Andrade - à lei da bomba, 'na passada' - inaugurou o marcador. Ktatau fez um corte incompleto e a bola sobrou para o número 88 do FC Porto B, que, à entrada da área, não foi perdulário. Sem tirar mérito ao médio azul e branco, fica a sensação de que Vozinha poderia ter feito mais.

Na segunda parte, os flavienses foram atrás do empate, mas não conseguiram penetrar com sucesso no último terço. Aos 87, o Chaves perdeu uma oportunidade de ouro para destrancar a baliza de João Costa e chegar ao empate. Tiago Almeida, após um cruzamento de David Kusso, com a baliza praticamente aberta, mandou para fora e levou os adeptos transmontanos - já descontentes - ao desespero.

Desta feita, o Chaves, que tinha ido a jogo desesperado por regressar às vitórias, soma a terceira derrota seguida no campeonato. A formação orientada por Filipe Martins está, neste momento, em 8.º lugar - valeu o bom arranque de campeonato, onde esteve até à 8.ª jornada sem perder. Já os bês do FC Porto, apesar dos três pontos, não saem do último lugar.