Euro sub-21: um português na melhor equipa do torneio
Depois de ter sido nomeado para um dos melhores golos do Euro sub-21, Geovany Quenda foi também eleito para a melhor equipa do torneio, ocupando um lugar no onze como extremo esquerdo.
O jogador do Sporting marcou três golos e fez duas assistências em quatro jogos - bis e assistência com a Polónia (5-0) e mais um tento e outro passe para golo frente à Geórgia (4-0) -, apesar de ter ficado em branco contra a França (0-0) e também nos quartos de final com os Países Baixos (0-1), que eliminaram a formação de Rui Jorge.
O português até podia ter marcado no quarto jogo, mas falhou uma grande penalidade contra os neerlandeses - acertou no poste. Mesmo assim, mereceu o destaque da UEFA, partilhando o ataque com Woltemade, que está a ser apontado ao Bayern, e Elliott, o melhor atleta da competição e bicampeão por Inglaterra.
McAtee, Martel e Anderson completam o meio-campo, enquanto Livramento, Cresswell, Arrey-Mbi e Merlin são os defesas, este último é o único francês e o penúltimo é jogador do SC Braga. Beadle ocupa o lugar na baliza, sendo que, ao todo, são seis ingleses, três alemães, um francês e um português.
«O ala de 18 anos marcou três golos, incluindo um dos melhores golos do torneio contra a Polónia. Com a sua velocidade e habilidade, trouxe emocionantes jogadas individuais para a seleção portuguesa, que representava uma forte ameaça nas transições», escreveu e justificou a UEFA.