João Gastão foi a surpresa do início de temporada do Estrela da Amadora, motivando a aposta dos tricolores com uma renovação contratual válida até 2029. Foto: Maciej Rogowski/IMAGO

Estrela da Amadora renova com ‘coqueluche’ até 2029

João Gastão foi titular dos tricolores nas primeiras quatro jornadas da Liga, justificando vínculo profissional; surgiu de forma surpreendente na equipa principal após uma primeira época de ascensão nos escalões sub-19, B e sub-23 dos amadorenses

Ao mesmo tempo que ainda realiza os últimos ajustes no seu plantel, encaixando as mais recentes contratações e promovendo vendas, o Estrela da Amadora tomou a iniciativa de premiar - e blindar – a sua mais recente promessa, João Gastão, que renovou o seu vínculo até 2029.

Gastão, de nacionalidade angolana e que atua nas duas alas do ataque, tem sido a grande surpresa do conjunto da Reboleira e surgiu no onze titular na 1.ª jornada da Liga, na deslocação ao Estoril (2-2), aí efetuando a sua estreia no escalão principal. O jogador de 19 anos não mais perdeu o lugar e já acumula quatro partidas consecutivas como titular.

Atento a essa situação e agradado pelo percurso efetuado pelo extremo, que em 24/25 cumpriu a primeira época ao serviço do clube e protagonizou um percurso de ascensão iniciado há um ano proveniente do Kabuscorp, de Angola.

A estreia teve lugar pela equipa sub-23, mas foi na equipa de juniores estrelista que João Gastão começou a destacar-se, contabilizando 23 golos e 22 aparições na I Divisão distrital da AF Lisboa no escalão. Um registo que impressionou os responsáveis amadorenses a ponto de promoverem a transição do jogador para as equipas B, que disputou o Campeonato de Portugal, e sub-23… o conjunto no qual se esperava a sua afirmação em 25/26.

Tudo mudou, todavia, quando foi chamado a trabalhar com a equipa principal na pré-época, na qual apesar de não ter sido titular em qualquer das partidas de preparação acabou por justificar o suficiente para se tornar uma aposta de José Faria, agora premiada com um vínculo profissional de quatro épocas.

Primeiro convocado... depois apresentado

Esta quinta-feira também foi de apresentação formal para Pape Fuhrer, médio ofensivo cuja chegada foi divulgada pelo nosso jornal a 21 de agosto. O senegalês de 19 anos começou a trabalhar com a equipa sub-23, mas justificou as credenciais com que vem rotulado desde a Sérvia, onde representava o plantel principal do Partizan de Belgrado, e foi inclusivamente convocado para a recente deslocação aos Açores, partida na qual o Estrela defrontou o Santa Clara (0-0) e o criativo não saiu do banco de suplentes.