Luka Modric tem brilhado no meio-campo do Milan, aos 40 anos
Luka Modric tem brilhado no meio-campo do Milan, aos 40 anos - Foto: IMAGO

Em Itália contam como Modric esteve perto... do Inter

Croata terá estado a um passo do rival do Milan no verão de 2018, após mais uma conquista da UEFA Champions League pelo Real Madrid. Processo acabou em batalha legal

Aos 40 anos, Luka Modric continua a espalhar magia pelos relvados. Contratado pelo Milan no verão, depois de 13 temporadas ao serviço do Real Madrid, o internacional croata tem sido uma das figuras da Serie A, campeonato em que já podia ter atuado... há sete anos.

Segundo a La Gazzetta dello Sport, o médio podia ter apanhado um voo para Milão no verão de 2018, mas para reforçar... o Inter.

De acordo com a publicação transalpina, após a conquista da quarta UEFA Champions League pelos merengues, Modric considerou uma mudança de ares e os nerazzurri chagaram-se à frente, dias depois de a Juventus ter anunciado Cristiano Ronaldo como reforço.

Nesse defeso, o Inter tinha de lidar com as restrições do fair play financeiro e precisava de gerar 45 milhões de euros em mais-valias. Nesse sentido, depois de vender algumas peças importantes, procurava reforçar o miolo e o croata estava no topo da lista, com Arturo Vidal bem referenciado também, ele que acabou pro escolher o Barcelona e ingressar nos milaneses dois anos depois.

Agosto, relata o jornal, foi um mês de negociações entre Inter e Real Madrid. Graças às boas relações com o agente do jogador, os italianos terão obtido um sim preliminar de Modric, mas Florentino Pérez acabou rapidamente com as esperanças milanesas. A 2 de agosto, o presidente merengue declarou à Marca que quem quisesse o médio teria de pagar a cláusula... de 750 milhões de euros.

Em San Siro, a notícia terá caído como um meteorito, acabando com o entusiasmo dos adeptos nerazzurri. Em suma, diz a mesma fonte, as negociações nasceram e depois formou-se um turbilhão de controvérsias.

Batalha legal

Mais tarde, a 14 de agosto, o Real Madrid denunciou o Inter por alegada violação do artigo 18.º, n.º 3, do regulamento da FIFA sobre transferências: os blancos alegavam que os italianos contactaram Modric sem aviso prévio.

Dois dias depois, chegou a Madrid resposta oficial de Milão: uma carta de duas páginas enviada a Zurique pelos advogados dos transalpinos, que rejeitava todas as acusações, explicando que não tinha havido qualquer contacto direto e que tinha sido o próprio jogador, através do seu agente, a manifestar interesse em ingressar no Inter.

Perto do fecho do mercado, Pérez voltou a atacar: «O Inter tentou contratar Modric sem pagar um euro. Algo nunca visto.» Javier Zanetti respondeu ao líder dos espanhóis: «Não li suas palavras, mas veremos nos locais apropriados.»

A 3 de setembro, a FIFA colocou um ponto final na questão, não houve qualquer investigação e as acusações foram consideradas sem fundamento. O médio, na altura com 33 anos, renovou contrato com o Real Madrid no ano seguinte.