CONMEBOL estuda nova fase de qualificação para o Mundial 2030
Numa altura em que têm sido muitas as críticas relativamente ao modelo de qualificação sul-americano para o Mundial 2026, comparativamente com o europeu, a CONMEBOL está a estudar a possibilidade de mudar para o Campeonato do Mundo seguinte, o de 2030, em Portugal, Espanha e Marrocos.
A entidade quer criar uma nova competição, com troféu físico e prémio monetário, em que algumas seleções podem garantir também o apuramento para o Mundial 2030. O objetivo é manter o formato atual, em que todos jogam contra todos.
Argentina, Paraguai e Uruguai já têm um lugar garantido na fase final do Campeonato do Mundo de 2030, porque os três países vão sediar os primeiros jogos da competição, antes da ida para a Europa. Por isso, os sul-americanos vão ter seis vagas diretas e um play-off.
Segundo o Globo Esporte, a decisão só deve acontecer depois do Mundial 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, sendo que os dirigentes admitem que ainda está tudo em aberto e numa fase muito inicial. Até lá, a CONMEBOL ainda procura converncer a FIFA a aumentar o torneio para 64 países, o que não agrada a todos, apesar de 2026 ser o ano da subida para os 48.
Artigos Relacionados: