Cenas lamentáveis de violência levaram ao cancelamento do jogo (IMAGO)
Cenas lamentáveis de violência levaram ao cancelamento do jogo (IMAGO) - Foto: IMAGO

CONMEBOL condena cenas de pancadaria e promete agir com a maior firmeza

Jogo da Taça Sul-Americana entre Independiente e a Universidade do Chile marcado por extrema violência

A CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) condenou esta quinta-feira os atos de violência registados esta madrugada no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, Buenos Aires, que levaram à suspensão do jogo entre Independiente e Universidad de Chile, dos oitavos de final da Taça Sul-Americana. O organismo revelou que a situação está a ser analisada e que serão aplicadas as «sanções correspondentes».

«Em relação aos acontecimentos ocorridos ontem à noite durante o encontro entre o Club Atlético Independiente e a Universidade do Chile, dos oitavos de final da Taça Sul-Americana 2025 da CONMEBOL, a Confederação expressa o seu repúdio e condena veementemente os atos de violência registados dentro e fora do estádio», indica em comunicado.

«A CONMEBOL está em contacto permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. Além disso, a instituição atuará com a maior firmeza, de acordo com o regulamento da Comissão Disciplinar. No âmbito da suspensão e posterior cancelamento da partida, a Confederação está a recolher dados e a processar informações, que estão a ser encaminhadas para a Unidade Disciplinar para a aplicação das sanções correspondentes», prosseguiu a nota.

«Por fim, a Confederação reafirma o seu compromisso com a erradicação de atos de violência no futebol e exorta todos os clubes participantes das suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a implementar as máximas medidas de prevenção e controlo, a fim de garantir que atos dessa natureza não se repitam», acrescentou.

Sugestão de vídeo: