Avram Glazer, dono do Manchester United, com o diretor executivo Omar Berrada - Foto: IMAGO

Dono do Manchester United faz proposta milionária por equipa de... críquete

Avram Glazer colocou em cima da mesa 1,65 mil milhões de euros para a aquisição dos Royal Challengers Bengaluru

Avram Glazer, dono e co-presidente executivo do Manchester United, apresentou uma proposta avaliada em cerca de 1,65 mil milhões de euros para a aquisição dos Royal Challengers Bengaluru (RCB), uma das franquias mais valiosas da Indian Premier League (IPL) de críquete. A informação foi avançada pela imprensa indiana, que coloca o dirigente norte-americano entre os principais candidatos na corrida pela compra do emblema, atualmente detido pela Diageo — multinacional britânica do setor de bebidas alcoólicas, uma das maiores do mundo no seu segmento —, através da United Spirits.

A oferta de Glazer surge no âmbito de um processo de venda competitivo, que envolve vários investidores internacionais e que deverá ficar concluído até março de 2026. A RCB é uma das marcas mais reconhecidas do críquete mundial, com forte presença mediática e comercial, beneficiando também da expansão global da IPL enquanto produto desportivo e de entretenimento.

Apesar do valor elevado da proposta — uma das maiores alguma vez associadas a uma franquia da liga —, o negócio ainda não está fechado. A transação depende de novas rondas de negociação e da aprovação das entidades reguladoras do críquete indiano, num processo que poderá redefinir o patamar financeiro das grandes ligas desportivas fora do eixo tradicional do futebol europeu.