Gary Hall Jr (x-@iocmedia)

Campeão olímpico recebe réplicas de medalhas que perdeu nos incêndios de LA

Gary Hall conquistou dez pódios na natação nos Jogos de Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004)

O antigo nadador norte-americano Gary Hall Jr. já recebeu réplicas das dez medalhas olímpicas que conquistou, após as originais terem sido destruídas nos incêndios de Los Angeles, em janeiro.

As dez novas medalhas, relativas a conquistas em Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004), foram entregues ao antigo nadador de 50 anos pelo presidente do Comité Oímpico Internacional (COI), Thomas Bach, numa cerimónia que decorreu na sede do organismo, em Lausanne.

Bach realçou a resiliência do atleta e afirmou que este ultrapassou a tragédia «ao estilo de um verdadeiro olímpico».

Hall Jr. agradeceu o gesto do COI, com humor à mistura: «Nunca tinham sido substituídas dez medalhas olímpicas. Provavelmente porque ninguém perdeu dez medalhas. Vou ter mais cuidado com estas.»

Gary Hall Jr. em 2004 (IMAGO)

«O que retiro deste processo ultrapassa qualquer sentimento de perda, o caráter não se perde e não arde. É esta palavra de solidariedade e o que ela significa, o valor dos amigos ultrapassa os dos objetos» frisou o antigo nadador, que conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas ao longo da carreira, mais três de prata e duas de bronze.

«Não tive tempo de levar nada»

O antigo atleta, agora com 50 anos, foi forçado a deixar as medalhas para trás, na sua casa em Pacific Palisades, durante os incêndios que devastaram a área de Los Angeles em janeiro.

«Alastrou-se rapidamente, era possível ver as casas a arder uma a uma, enquanto o fogo descia a colina na minha direção. Enquanto entrei no carro, chovia cinza. Não tive tempo de levar nada. Felizmente, consegui escapar a tempo», recordou Gary Hall Jr.

Os incêndios florestais desalojaram dezenas de milhares de pessoas na cidade dos Los Angeles, que irá receber os próximos Jogos Olímpicos, em 2028.

Sugestão de vídeo