Ciara Mageean vai ser obrigada a uma longa paragem

Campeã europeia revela ter cancro

A irlandesa Ciara Mageean, 33 anos, informou que foi diagnosticada com cancro e que já iniciou os tratamentos. A atleta conquistou a medalha de ouro nos 1500 m em Roma, no ano passado

Ciara Mageean revelou nas suas redes sociais que está a travar a mais dura batalha depois de saber que tem cancro. A atleta nascida na Irlanda do Norte há 33 anos assumiu que «foi muito difícil de assimilar» o diagnóstico, mas que está «pronta para enfrentá-lo com a mesma força com que sempre entrou em pista».

«Para todos os que fizeram parte da minha jornada até aqui, tenho uma notícia difícil de partilhar: fui diagnosticada com cancro», escreveu a acompanhar uma fotografia onde se mostra a receber tratamento.

«Foi muita coisa para assimilar, mas já comecei o tratamento e sou extremamente grata por estar cercada pelo amor e apoio da minha família e amigos próximos. Neste momento, o meu foco está na cura e em viver um dia de cada vez. Peço gentilmente que respeitem minha privacidade e a dos meus entes queridos enquanto passamos por isto juntos. A vossa compreensão significa mais do que eu possa dizer. Obrigada pelo amor e pela força. Estou pronta para lutar», rematou.

Mageean ganhou medalhas de ouro, prata e bronze em Europeus. Depois de recuperar de uma lesão grave no tornozelo, foi 3.ª em 2016 e prata em 2022 antes de chegar ao primeiro lugar do pódio em Roma no último ano.

Estreou-se no Rio 2016 em termos olímpicos e fez parte da estafeta em Tóquio 2021. No ano passado, estava pronta para Paris 2024, mas um problema no tendão de Aquiles deixou-a nas eliminatórias dos 1500 m.