Antigo internacional é candidato à Direção da FPF na lista de Nuno Lobo

Bruno Alves: «Dá para ver e sentir de fora este novo FC Porto»

Bruno Alves, antigo central dos azuis e brancos, destacou vários aspetos positivos da equipa orientada por Francesco Farioli

Bruno Alves, antigo defesa-central do FC Porto e da Seleção Nacional, participou no evento Legends Charity Game, realizado no Estádio de Alvalade. No final, o ex-jogador do FC Porto partilhou com a comunicação social as suas impressões sobre o momento atual do FC Porto e destacou vários aspetos positivos da equipa orientada por Francesco Farioli.

Bruno Alves elogiou o desempenho coletivo e a solidez defensiva dos portistas no campeonato. Em cinco jogos na Liga, os dragões sofreram apenas um golo, frente ao Sporting, clássico da 4.ª jornada que o FC Porto ganhou por 2-1, em Alvalade. Na realidade, foi um autogolo apontado por Nehuén Pérez, internacional argentino que enfrenta período longo de paragem em virtude de uma rotura total do tendão de Aquiles.

«A primeira impressão é que a equipa do FC Porto não defende só com a defesa. Defende com a equipa toda. Acho que é uma equipa que está moldada para defender e atacar junta. Nota-se um coletivo muito forte. Os centrais são o complemento disso tudo. É onde terminam as ações. Têm mantido uma média de golos sofridos muito baixa e estão a ser competentes ao não sofrer golos e ajudar a equipa a vencer», destacou Bruno Alves, que em junho de 2022, com 40 anos, anunciou o abandono dos relvados.

O antigo defesa-central, campeão europeu por Portugal, destacou o bom momento que o FC Porto atravessa, atribuindo grande parte do sucesso à organização e gestão do clube: «Tudo vem no momento certo. Após um ano de experiências e vivências, o presidente soube organizar-se e entender o que tinha de fazer. Acho que, principalmente, trouxe outros jogadores que estão vinculados com este treinador e com este presidente. Isso é importante, porque o futebol é feito de relações humanas e ligações. Isso o FC Porto tem.»

A recuperação da identidade do FC Porto e o vínculo dos jogadores à cultura do clube são aspetos que Bruno Alves considera fundamentais para o sucesso contínuo da equipa: «O FC Porto educou os jogadores que chegaram. Qual é a identidade do clube? Qual é o comportamento e qual é a atitude? É isso que mais me tem agradado de ver na equipa do FC Porto. A ambição, a vontade, honrar a camisola e fazer do clube campeão. Dá para ver e sentir de fora.»