José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica (foto: SL Benfica)
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica (foto: SL Benfica)

Benfica: José Pereira da Costa esclarece assembleias de dia 27

Datas, procedimentos e o que está em questão

A Mesa da Assembleia Geral do Benfica (MAG) agendou para 27 de junho duas assembleias gerais — uma para debater a época desportiva e outra para votar o orçamento para a nova temporada. José Pereira da Costa, presidente da MAG, deu algumas explicações em entrevista à BTV.

«Quer uma, quer outra, assembleias gerais, têm especificidades novas, que surgem da aprovação dos novos estatutos e da sua entrada em vigor. Comecemos pelas mais fáceis de perceber, que são as da assembleia geral para a aprovação do orçamento», começou por situar José Pereira da Costa.«Segundo os estatutos anteriores, a aprovação [do orçamento para a nova temporada] teria de ser feita até dia 15, agora até dia 30. O prazo foi dilatado, e até para a própria elaboração do orçamento, a assembleia fica marcada para o último fim de semana do mês, dia 27 de junho, sábado», sublinhou.

Quer uma, quer outra, assembleias gerais, têm especificidades novas.

O presidente da Mesa da AG dos encarnados passou, depois, à outra assembleia marcada também para dia 27. «A primeira assembleia geral é uma inovação dos estatutos aprovados. A norma que a rege tem duas condicionantes: por um lado deve ser realizada até dia 15 de junho, mas apenas se a época desportiva não estiver terminada até então. Como a 15 de junho não estão fechadas as épocas desportivas das modalidades, há seis modalidades que têm ainda a época a decorrer, tínhamos de encontrar a data mais disponível. Sendo que a época desportiva do futebol começa a 1 de julho. Separámos as duas assembleias gerais, que têm normativas e objetos de discussão diferentes, uma será realizada de manhã e a outra da parte da tarde, ambas com tempo para os sócios analisarem o que têm de analisar, e no caso da segunda poderem deliberar.»

O que levou José Pereira da Costa a marcar as duas assembleias para o mesmo dia? «Por um lado têm fundamentos diferentes, por isso serão realizadas em separado, por outro lado era a data que melhor se adequava a uma e outra.»

Têm fundamentos diferentes, por isso serão realizadas em separado.

«O processo deliberativo decorre de garantia que foi dada aos sócios, de que as assembleias gerais seriam transmitidas e com processo deliberativo alargado. A assembleia para  Benfica District já decorreu com votação em plataforma eletrónica, no estádio, no site e aplicação. Incrementa a celeridade do voto. Está finalizada uma plataforma deliberativa, onde o sócio pode votar com rapidez na área reservada aos sócios no site. Mesmo os sócios que não vierem ao estádio, e vão assistir via streaming, poderão colocar questões. E vai haver tempo para votar além do encerramento da discussão. Os sócios poderão votar quando entenderem até ao encerramento da votação, que será anunciado no dia», explica.

Mesmo os sócios que não vierem ao estádio, e vão assistir via streaming, poderão colocar questões.

«Vários sócios têm entrado em contacto, preocupados com a realização da assembleia do orçamento até dia 15 de junho, por isso decidimos marcá-la já hoje, em função dos feriados e para os sócios planearem a sua vida», esclareceu. «Outros sócios questionaram a realização de uma assembleia sem fim deliberativo, apenas para debate desportivo. O que se passa é que cumprimos os estatutos em vigor», juntou.

A iniciar sessão com Google...