Lucas Ordoñez, jogador de hóquei em patins do Benfica (SL Benfica)

Benfica goleia Candelária: nove fora três!

Encarnados reforçam a liderança do Campeonato Nacional após receção e vitória robusta sobre a equipa açoriana, por 9-3

O Benfica goleou o Candelária por 9-3 no Pavilhão da Luz em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional e reforçou a liderança da prova para quatro pontos sobre o Sporting e cinco para o FC Porto. Vantagem que os encarnados garantem, pelo menos, até os leões e os dragões acertarem o calendário após adiamento (para 12 e 13 de março, respetivamente) das suas partidas nesta ronda, devido a compromissos europeus seus ou dos adversários, no último sábado.

A equipa de Alvalade competiu na Taça Europa, de que foi eliminada, nos quartos de final, pelos espanhóis do Igualada, após desempate por penáltis, enquanto os portistas iriam defrontar o Riba d’Ave, que também jogou na véspera, qualificando-se para as meias finais daquela prova ao afastar os italianos do Sarzana. 

O Benfica-Candelária foi um dos quatro jogos da 16.ª jornada disputados este domingo (ver quadro) e foi pouco mais do que um passeio para os encarnados, que, de qualquer modo, estavam a perder aos 22 minutos da primeira parte, por 1-2. Após a abertura do marcador, por Roberto Benedetto, logo aos três minutos, os açorianos empataram aos 11 por Joel Martín e adiantaram-se por Paulinho, causando sensação no pavilhão da Luz.

Pau Bargalló, jogador de hóquei em patins do Benfica

A vantagem - incluindo a igualdade - do conjunto do Pico, que ocupa a 11.ª posição do campeonato com apenas cinco vitórias, durou apenas três minutos, até Pau Bargalló e Lucas Ordoñez terem concretizado a reviravolta no mesmo minuto, e o último antes do intervalo. 

Nos dez minutos iniciais após o reatamento assistiu-se ao pesado avolumar do pecúlio das águias, chegando aos 7-2 com golos de Benedetto (4’), João Rodrigues e Ordoñez (9’) e Gonçalo Pinto (10’). A seguir houve um único hiato na construção da goleada, quando Martín bisou para o Candelária (17’), mas também os segundos tentos dos benfiquistas Pinto e Rodrigues dilataram o avanço da equipa da casa para finais seis golos. 

Edu Castro, treinado de hóquei em patins do Benfica

Edu Castro: «Tivemos de trabalhar muito» 

O treinador do Benfica Edu Castro fez a análise ao jogo: «Tivemos de trabalhar muito para chegar ao intervalo a vencer, porque, apesar do nosso golo inicial, o Candelária reagiu bem e colocou-se na frente. Creio que estar na frente antes do intervalo foi muito bom, mas o degaste também apareceu e o segundo tempo apenas teve golos. Em termos de chegadas [à área] foi parecido, mas em termos de golos, acima de tudo, foi muito mais eficaz e fizemos um bom jogo».  

O técnico espanhol anteviu desde já a próxima partida da sua equipa, frente ao OC Barcelos, quarto classificado no campeonato, em jogo da 17.ª jornada, que se cumpre terça e quarta-feira próximas. «Vamos a um pavilhão muito difícil, o de Barcelos. Também teremos de lá voltar mais tarde para a Taça de Portugal, mas agora temos de nos concentrar em preparar muito bem a partida do campeonato. Prepará-la em termos de vídeo, porque em termos de calendário só teremos um treino para poder fazê-lo. O Barcelos é um adversário muito difícil, terminou em 1.º lugar no seu grupo da Champions, por isso será um encontro entre duas equipas que terminaram em 1.º lugar».