Benfica endiabrado esmaga Ajax e está nos 16 avos de final da Youth League
O Benfica apurou-se esta terça-feira para os dezasseis avos de final da UEFA Youth League, ao golear o Ajax, por 4-0, nos Países Baixos, em encontro da 5.ª e penúltima jornada da fase de liga da prova.
Os encarnados cedo mostraram que não estavam em Amesterdão em passeio, com três avisos de rajada: Coletta assustou El Hani (2’), Eduardo Fernandes atirou à figura (3’) e Francisco Silva rematou por cima (5’).
A pressão não tardou a dar frutos, colhidos por João Afonso, uma das novidades no onze, a render Gonçalo Moreira — a outra foi João Fonseca, por troca com Rui Silva. O atacante aproveitou um cruzamento de Coletta para se estrear a marcar na prova, de cabeça (9’).
O início avassalador das águias teve o respetivo impacto no marcador: Tiago Freitas assistiu Francisco Silva para um belo golo à ponta de lança (20’) — o quarto do jogador nesta edição da competição —, antes de Eduardo Fernandes também entrar na festa do golo, após nova assistência de Coletta (25’).
Superioridade indiscutível levou o Benfica de barriga cheia para o intervalo, perante um adversário que só assustou uma vez na primeira parte — disparo perigoso de Steur obrigou Diogo Ferreira a uma grande intervenção (35’).
A segunda parte parecia contar uma história diferente, com maior pressão dos neerlandeses e gestão do Benfica, mas os encarnados não tinham tirado o pé em definitivo. Faltava o chapéu de Gustavo Ferreira, que foi lançado aos 62’ e que aos 73’ aproveitou um excelente passe de Gonçalo Oliveira para fechar o triunfo com chave de ouro — ainda houve novo balançar de redes, mas não contou.
O jogo não acabaria sem Steur tentar ameaçar Diogo Ferreira num par de ocasiões, mas o guardião português mostrou-se, mais uma vez, firme entre os postes (83’ e 88’).
Nada que beliscasse o resultado, pelo que o próximo jogo do emblema da Luz na prova, contra o Nápoles, será apenas para cumprir calendário.
Recorde aqui as principais incidências do jogo.