Portugal ficou-se pela fase de grupos no Euro 2025. Foto: Imago
Portugal ficou-se pela fase de grupos no Euro 2025. Foto: Imago

Benfica e Sporting (entre outros) lucram com o Euro 2025

Nove milhões de euros serão distribuídos pelos clubes que estiveram representados na competição. 344 mil euros serão destinados a clubes portugueses

A UEFA vai distribuir um valor recorde de nove milhões de euros pelos clubes que cederam jogadoras ao Campeonato da Europa feminino de 2025, um montante que engloba também os emblemas formadores e que duplica o valor atribuído no Euro 2022, anunciou esta quinta-feira o organismo que tutela o futebol europeu.

Em comunicado, a UEFA explicou que esta verba terá impacto em 103 clubes de toda a Europa e pretende reconhecer o papel fundamental desempenhado pelos clubes no desenvolvimento das jogadoras e no sucesso das seleções nacionais. «Este montante recompensa tanto os clubes de elite como os amadores cujas jogadoras fizeram parte das seleções nacionais que competiram no torneio, em reconhecimento do papel essencial desempenhado pelos clubes a todos os níveis no desenvolvimento das jogadoras de futebol e no apoio ao sucesso das seleções nacionais», sublinha o organismo.

Do total distribuído, 344 mil euros serão destinados a clubes portugueses que tiveram atletas presentes na fase final da competição. O Benfica, pentacampeão nacional, é o emblema mais beneficiado, com um encaixe de 200 385 euros, mais do dobro do valor atribuído ao Sporting, que vai receber 91 980 euros. O SC Braga (30 660 euros) e o Torreense (21 900 euros) completam a lista de clubes nacionais contemplados.

O Euro 2025 realizou-se na Suíça e terminou com a consagração da Inglaterra, que venceu a Espanha na final, disputada em Basileia, no desempate por grandes penalidades (3-1), após empate a uma bola no tempo regulamentar. Portugal marcou presença na fase final pela terceira edição consecutiva, mas voltou a ficar-se pela fase de grupos.