Benfica consegue primeira vitória na 'main round' da Liga Europeia
Depois de ter perdido de forma dramática na primeira jornada da main round da Liga Europeia, em casa dos espanhóis do Bidasoa, pela margem mínima de 27-28, o Benfica conseguiu somar a primeira vitória nesta fase da competição na receção aos suecos do Ystads IF HF, últimos classificados deste Grupo II, por 36-31.
No entanto, o início de jogo não foi o melhor, com as águias a entrarem a perder, conseguindo apenas a reviravolta no marcador ao 11.º golo (6-5) e, desde então, estiveram sempre na liderança e no controlo do jogo. Na parte final do primeiro tempo, os portugueses aumentaram a vantagem e chegaram a ter mais cinco golos que o seu adversário, mas regressaram aos balneários com apenas quatro a mais (18-14).
No início do segundo tempo, a equipa orientada por Jota González marcou os dois primeiros golos, conseguindo a maior vantagem de todo o encontro (20-14, seis pontos), mas os forasteiros responderam de imediato e reduziram, eventualmente, para apenas três golos de diferença (22-19).
Pouco depois, os suecos chegaram até a marcar o 22-24 e parecia que o jogo estava novamente relançado, mas eis que o Benfica reagiu muito bem e voltou a colocar a diferença no marcador em seis golos (28-22), marcando quatro de forma consecutiva.
Até ao fim da partida, o Ystads tentou entrar na discussão do resultado, mas não conseguiu voltar a diminuir os estragos e os encarnados acabaram por ganhar por uma diferença de cinco golos, 36-31.
No dia anterior ao encontro, o treinador do Benfica, Jota González, tinha avisado que este era um jogo decisivo para a sua equipa manter a ambição de marcar presença nos quartos de final da Liga Europeia e, consequentemente, de se aproximar de Limoges (4) e Bidasoa (6), que ainda se defrontam esta terça-feira.
#AndebolBenfica | Vitória encarnada na 2.ª jornada da Main Round, na EHF European League! 🦅🔥
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) February 18, 2025
Bélone Moreira (9), Ole Rahmel (7), Egon Hanusz (5), Stiven Valencia (4), Alexis Borges (4), Ander Izquierdo (3), Gabriel Cavalcanti (2), Fábio Silva e Rui Baptista. #ehfel •… pic.twitter.com/lQSdOVDtwD
O capitão Bélone Moreira foi o melhor marcador das águias, com nove golos, seguido de Ole Rahmel (7) e Egon Hanusz (5). Stiven Valencia e Alexis Borges marcaram ambos quatro, Ander Izquierdo fez três, Gabriel Cavalcanti dois e Fábio Silva e Rui Baptista um cada.