Lewandowski termina contrato com o Barcelona no verão
Lewandowski termina contrato com o Barcelona no verão - Foto: IMAGO

Barcelona com pedido inusitado a Lewandowski...

A nova biografia do avançado polaco, intitulada «Lewandowski: O Verdadeiro» deixou algumas histórias curiosas sobre a carreira do jogador

A biografia de Robert Lewandowski, intitulada «Lewandowski: O Verdadeiro» e escrita por Sebastian Staszewski, lançada na Polónia, está a gerar grande repercussão. O próprio futebolista admitiu, na sua última conferência de imprensa, que está a ler o livro e a divertir-se.

Uma das informações mais chocantes reveladas diz respeito a um alegado pedido do Barcelona ao avançado para que parasse de marcar golos nas últimas jornadas da LaLiga na temporada 2022/23. O motivo seria evitar o pagamento de um bónus de 2,5 milhões de euros ao Bayern de Munique, estipulado no seu contrato, caso ultrapassasse os 25 golos. Neste caso, o clube terá invocado as suas dificuldades económicas.

A situação remonta ao período em que os catalães, sob a liderança de Xavi Hernández, já tinham assegurado o título de campeões, e o avançado brilhava com as suas exibições. Após um treino, Lewandowski foi chamado a um gabinete para uma conversa com vários diretores, entre os quais se supõe que estaria o presidente Joan Laporta. Segundo Staszewski, um dos dirigentes fez-lhe uma proposta que o deixou perplexo: «Robert, queremos que pares de marcar golos nos últimos jogos».

«Embora o título já estivesse decidido, assim como quem conquistaria o prémio de melhor marcador da La Liga (Lewandowski tinha uma boa vantagem sobre Karim Benzema – nota do editor), em mais de uma década ao mais alto nível, ninguém em toda a sua carreira lhe tinha pedido para parar de marcar», lê-se no livro.

Conforme indicado na biografia, o Barcelona era obrigado a pagar um bónus adicional de 2,5 milhões de euros ao Bayern caso o polaco ultrapassasse a marca dos 25 golos na La Liga – algo que ele poderia ter alcançado. No final, terminou a temporada com 23 golos.