Rafael Barbosa marcou e assistiu no empate com o SC Braga. Fotografia: Aves SAD
Rafael Barbosa marcou e assistiu no empate com o SC Braga. Fotografia: Aves SAD

Aves SAD: Minho tem sido fonte de inspiração

Foi em Guimarães e em Braga que os avenses conseguiram os melhores resultados da temporada

O Aves SAD viveu um dos momentos mais marcantes da temporada na última quarta-feira, precisamente numa fase de transição no comando técnico. Prestes a anunciar João Henriques como sucessor de João Pedro Sousa, a formação avense foi a Guimarães eliminar o Vitória (1-0) e garantir o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, voltando a sorrir numa prova que tem sido o principal ponto positivo da época. 

O triunfo no D. Afonso Henriques permitiu aos avenses alcançar os quartos de final, fase em que terão pela frente o Sporting, atual detentor do troféu. Curiosamente, foi também no Minho que o Aves SAD alcançou um dos seus melhores resultados da temporada, depois de, na 3.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ter empatado no terreno do SC Braga (2-2), naquele que continua a ser o resultado mais saboroso no campeonato. 

Apesar do bom momento na Taça, a realidade na Liga mantém-se difícil. O Aves SAD continua sem qualquer vitória, somando apenas três pontos ao fim de 14 jornadas. No próximo domingo, às 15h30, a equipa recebe o Nacional, num encontro encarado como importante para tentar inverter o ciclo negativo e aproximar-se dos adversários diretos na luta pela permanência. 

Atualmente, os avenses seguem no último lugar, mas ainda com margem para recuperar terreno face ao Tondela, 17.º classificado com nove pontos, ao Casa Pia, 16.º com 10, e ao Arouca, 15.º com 12. O duelo com os madeirenses surge, assim, como uma oportunidade para transformar o bom momento emocional da Taça em pontos no campeonato.