Atenção, Portugal: FIFA anuncia medida inédita para o Mundial 2026
Pela primeira vez na história do Campeonato do Mundo, as quatro seleções mais bem classificadas do ranking FIFA não se poderão defrontar antes das meias-finais da competição, que se realiza no próximo ano.
O organismo que rege o futebol mundial anunciou esta terça-feira que a Espanha (primeiro cabeça de série) e Argentina (segunda cabeça de série) serão emparelhadas e sorteadas em metades opostas do quadro do sorteio. O mesmo acontecerá com a França, terceira cabeça de série, e Inglaterra, quarta cabeça de série.
No entanto, esta regra só será aplicada se as quatro seleções citadas vencerem os respetivos grupos na primeira fase do Mundial 2026.
Este é um sistema que já se aplica no ténis, e também no novo formato da UEFA Champions League. Da parte da FIFA, o sistema também foi testado no último Mundial de Clubes, que o Chelsea venceu no último verão.
O objetivo da FIFA é evitar que as seleções mais cotadas no ranking mundial não se defrontem em fases prematuras do torneio, e que se guarde assim os duelos de maior cartaz para as últimas eliminatórias antes da final.
O sorteio do Mundial 2026, prova organizada pelos Estados Unidos, pelo México e pelo Canadá, realiza-se no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 17h, hora de Portugal Continental.