«Até a minha mulher me insultou»: jogador do Benfica desculpa-se por comentários contra árbitra
O central Gustavo Marques, que representa o Bragantino por empréstimo do Benfica, proferiu comentários machistas sobre a árbitra Daiane Muniz, logo depois de o clube ter sido eliminado do campeonato paulista, em derrota com o São Paulo. As declarações à beira do relvado caíram mal - até para a mulher e mãe do atleta - e Gustavo teve depois de se retratar na zona mista.
O jogador criticou a Federação Paulista de Futebol pela nomeação de uma mulher, afirmando que a juíza «acabou com o jogo» da sua equipa. «Acho que a Federação Paulista tem de olhar para os jogos desta dimensão e não nomear uma mulher. Não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo destes. Todo o respeito às mulheres do mundo, sou casado, tenho a minha mãe, peço desculpa se estou a dizer algo contra as mulheres», declarou o jogador inicialmente.
Arrependimento e pedido de desculpas
As declarações de Gustavo Marques caíram que nem uma bomba e por isso o jogador tratou de se retratar publicamente, revelando que já tinha pedido perdão diretamente à árbitra Daiane Muniz e a uma das suas assistentes.
«Quero vir a público pedir perdão a todas as mulheres pela minha declaração. Sei que sou um ser humano e todo o ser humano erra. Naquele momento, estava de cabeça quente, estava nervoso, disse coisas que não devia. Estou aqui a ser homem, a ser humano, ao vir pedir perdão. A minha mulher e a minha mãe também me repreenderam, a minha mulher insultou-me. Vi que errei.»
⚠️ Mais um pedido de desculpas de Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino:
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) February 22, 2026
“Pedi perdão pra Daniela (Daiane* Muniz) e para a assistente dela. Peço perdão a todas as mulheres. Estou mal, triste. Minha esposa e minha mãe já me xingaram.”
🎥 @alinnefanelli pic.twitter.com/xo8IqGDXwK
Segundo o jogador, a árbitra aceitou o seu pedido de desculpas. «Ela aceitou o meu perdão. Disse-me para ter cuidado porque há mulheres que não aceitariam. Viu que eu estava nervoso, triste e amargurado», concluiu.
Bragantino promete castigo
Também o clube emitiu um pedido de desculpas: «O Red Bull Bragantino vem a público reforçar o pedido de desculpas a todas as mulheres e, principalmente, à árbitra Daiane Muniz. O clube não compactua e repudia a declaração machista de Gustavo Marques, após a partida. Ainda no estádio, o jogador e o diretor desportivo do clube, Diego Cerri, foram ao balneário da arbitragem para pedir desculpas pessoalmente em nome da instituição e reconhecer o erro. Ambos também falaram à imprensa no local. Sabemos que o peso de uma eliminação é frustrante, mas nada justifica o que foi dito. Seja no futebol ou em qualquer meio da sociedade. O clube vai estudar nos próximos dias a punição que será aplicada ao atleta.»
O Red Bull Bragantino vem a público reforçar o pedido de desculpas a todas as mulheres e, principalmente, à árbitra Daiane Muniz. O clube não compactua e repudia a fala machista do zagueiro Gustavo Marques, dita após a partida.
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) February 22, 2026
Ainda no estádio, o jogador e o diretor esportivo… pic.twitter.com/xJXi0FVsLj
Federação condena e avança para a Justiça Desportiva
A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu um comunicado oficial no qual manifesta «profunda indignação e revolta» pelas declarações do atleta, classificando-as como reflexo de «uma visão primitiva, machista, preconceituosa e misógina, incompatível com os valores que regem a sociedade e o futebol».
A FPF considerou «absolutamente estarrecedor que um atleta, em qualquer circunstância, questione a capacidade de um árbitro com base no seu género» e reforçou o seu orgulho em contar com 36 árbitras e assistentes no seu quadro, elogiando Daiane Muniz como «uma árbitra FPF/CBF/FIFA da mais alta qualidade técnica, correta e de caráter».
O organismo confirmou ainda que irá «encaminhar tais declarações à Justiça Desportiva».