Mikel Arteta, treinador do Arsenal - Foto: IMAGO

Arteta dirige-se aos jogadores: «Lidem com o ruído ou juntem-se a outro clube»

Treinador do Arsenal afirmou que as críticas fazem parte e que os atletas dos 'gunners' têm de conseguir combatê-las

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, deixou um aviso claro aos jogadores na luta pelo título da Premier League, que foge ao clube há 22 anos: quem não conseguir lidar com a pressão e o «ruído» externo, deve «fazer parte de um clube diferente».

Os gunners procuram conquistar o primeiro campeonato desde 2003/04, ano em que venceram a Premier League de forma invencível, e lideram a classificação com dois pontos de vantagem. No entanto, a equipa atravessa um momento de menor fulgor, com apenas duas vitórias nos últimos sete jogos da liga, o que permitiu ao Manchester City reduzir a diferença de cinco para apenas dois pontos.

A quebra de forma intensificou-se após o empate de quarta-feira contra o Wolverhampton, último classificado, jogo no qual o Arsenal desperdiçou uma vantagem de 2-0 ao sofrer o golo da igualdade aos 90'+4. O resultado gerou críticas e acusações de que a equipa estaria a ceder sob pressão, um rótulo que Arteta recusou, afirmando que a palavra «bottlers», que serve para rotular alguém que desperdiça a vantagem que tem, «não faz parte do vocabulário».

«Perguntamos aos jogadores: querem fazer parte do ruído? Ou não? Se não, vão fazer outra coisa, façam parte de um clube diferente. Toda a gente tem exigido há 10 ou 15 anos que voltemos a lutar pelo título e agora estamos aqui. E agora? Não querem ruído? O ruído faz parte, as balas fazem parte, e tentamos lidar com isso da forma correta para alcançar o que procuramos», afirmou o espanhol. Recorde-se que o Arsenal terminou as últimas três épocas no segundo lugar, duas vezes atrás do City e na temporada passada atrás do Liverpool. A equipa está também na final da Taça da Liga contra o Manchester City, continua em prova na Taça de Inglaterra e terminou a fase de grupos da UEFA Champions League com um registo perfeito de oito vitórias em oito jogos.

As palavras foram proferidas na antevisão ao dérbi do norte de Londres, frente ao Tottenham, marcado para este domingo.