Bandeira vermelha foi lançada em cinco ocasiões diferentes, por causa dos incidentes de Hulkenberg, Albon, Colapinto, Leclerc e Piastri, em condições complicadas

Apenas dois dos vencedores em Baku partiram da 'pole position'

Max Verstappen vai tentar igualar Nico Rosberg e Valtteri Bottas

Mais logo, o circuito de rua de Baku acolherá a sua oitava corrida de Fórmula 1, com Max Verstappen a arrancar da pole position, depois de ter vencido a louca qualificação de ontem nas margens do Mar Cáspio.

Grande Prémio do Azerbaijão

Historicamente, contudo, a pole position não é a melhor posição de partida para um piloto que queira lutar pela vitória no Azerbaijão. Nas sete corridas anteriores em Baku, apenas por duas vezes o vencedor partiu da primeira posição da grelha.

Isso aconteceu na estreia da prova em 2016, quando ainda se chamava Grande Prémio da Europa. Nico Rosberg partiu da pole position e, subsequentemente, venceu de forma dominante. Três anos depois, foi a vez de Valtteri Bottas arrancar e terminar em primeiro lugar em Baku, já no Grande Prémio do Azerbaijão.

Max Verstappen conquistou a «pole position» no Grande Prémio do Azerbaijão (FOTO: IMAGO)

Nos restantes cinco casos, o piloto que partiu da pole position, por uma ou outra razão, não conseguiu transformar a sua primeira posição de partida em vitória. E o piloto que partiu da posição mais recuada e que, posteriormente, venceu em Baku, foi Daniel Ricciardo, que em 2017 triunfou a partir do décimo lugar, naquele que foi um Grande Prémio do Azerbaijão verdadeiramente louco.

O piloto com mais pole positions em Baku é Charles Leclerc, que partiu do primeiro lugar em 2021, 2022, 2023 e 2024. No entanto, o melhor resultado do monegasco numa corrida nas margens do Mar Cáspio foi o segundo lugar, no ano passado.

#DAZNF1