Anthony não irá poder cumprir o sonho de jogar no campeonato da Europa Fotografia FPB

Anthony da Silva fora do Eurobasket

Base não conseguirá recuperar a tempo da lesão e reduz as opções de Mário Gomes a 13 jogadores, entre os quais o selecionador nacional ainda terá de cortar um após o jogo de quinta-feira contra o Sporting, em Sines, ante dos Linces viajarem para Riga

Sem jogar desde que, no Torneio Internacional de Málaga, quando se lesionou no joelho direito perto do final do 3.º quarto do encontro contra Espanha B, o base Anthony da Silva viu, esta segunda-feira, confirmado que não irá conseguir recuperar a tempo do EuroBasket 2025, que começa no próximo dia 27, e foi retirado da lista dos jogadores disponíveis da Seleção Nacional.

Anthony Silva, jogador da Seleção Nacional de basquetebol no jogo particular com Espanha, de preparação para o Eurobasket2025. Foto IMAGO
Anthony Silva, jogador da Seleção Nacional de basquetebol no jogo particular com Espanha B, de preparação para o Eurobasket2025. Foto IMAGO

Anthony da Silva magoou-se quando fazia uma entrada para o cesto a escassos segundos do final do 3.º período. Ainda marcou o cesto, mas já nem teve capacidade para cobrar a falta de lance livre e acabou por ter de ser auxiliado para sair do campo enquanto o público no pavilhão o aplaudia.

Dois dias mais tarde, a federação revelava que o base dos franceses do ALM Évreux havia sido diagnosticado com uma contusão óssea de pequena dimensão. Nessa mesma partida, mas no 4.º período, Neemias Queta também acabou por sair magoado a 21,9s do apito final, na região da anca direita, após escorregar na área restritiva ofensiva. Nada preocupante mas que levou a que viesse a ser poupado três dias depois no embate, em Madrid, contra a Argentina, só voltando a jogar no Torneio Internacional de Braga contra a Islândia e Suécia.

Mário Gomes, que, em abril, com Portugal já qualificado, havia ficado sem o contributo do extremo/base André Cruz (Sporting) devido a este ter sofrido uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo durante uma partida contra o Póvoa e depois perdeu o extremo/poste Gonçalo Delgado (FC Porto) na primeira semana do estágio de preparação devido a fratura de stress num pé, tem ainda de cortar um jogador aos 13 com que, quinta-feira, irá enfrentar o Sporting, em Sines (18h00), no sexto e último jogo de preparação.

A dispensa era para já ter acontecido no final do torneio em Braga, mas o técnico optou por adiar devido ao receio de mais lesões. Entre Diogo Brito, Travante Willams, Diogo Ventura, Rafael Lisboa, Neemias Queta, Miguel Queiroz, Daniel Relvão, Vlad Voytso, Ricardo Monteiro, Francisco Amarante, Diogo Gameiro, Nuno Sá e Cândido Sá, um não estará na quarta presença de Portugal num EuroBasket.

Campeonato em que arranca a 27 de agosto e os Linces estão integrados no Grupo A, sediado em Riga, na Letónia, tendo como adversários a Rep. Checa (27 agosto), Sérvia (29), Turquia (30), Letónia (1 setembro) e Estónia (3). Passam à fase seguinte os quatro primeiros.