Estádio de Anfield. Casa do Liverpool alberga 61 mil pessoas (Propaganda/Imago)
Estádio de Anfield. Casa do Liverpool alberga 61 mil pessoas (Propaganda/Imago) - Foto: IMAGO

Anfield não vai receber jogos do Euro 2028 por quatro metros

Apesar da competição ser coorganizada por Inglaterra, uma das casas mais emblemáticas do país, Anfield, não vai acolher nenhum jogo devido às dimensões do campo

A UEFA atribuiu o Euro 2028 ao Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales) e à Irlanda, com a estreia marcada para 9 de junho e a grande final a ser disputada em Wembley a 9 de julho.

Na lista de estádios de Inglaterra que acolherão os jogos incluem-se Wembley, Tottenham Hotspur Stadium (ambos em Londres), o Etihad (Manchester), o Villa Park (Birmingham), o St. James' Park (Newcastle), bem como o novo estádio do Everton, o Hill Dickinson Stadium, em Liverpool.

A ausência de Anfield da lista causa estranheza, especialmente se considerarmos que a sua capacidade ultrapassa os 60 mil lugares. No entanto, a histórica casa do Liverpool não cumpre as especificações da UEFA para as dimensões do relvado.

A federação europeia exige que os estádios que acolhem jogos da fase final do Euro tenham 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. O relvado de Anfield tem 101 metros de comprimento, quatro metros a menos do que o limite exigido, o que impossibilita a realização de jogos da competição naquele local.

Tanto o Liverpool como a federação inglesa não tencionam fazer alterações, uma vez que já foram investidos fundos significativos nas recentes renovações do estádio.