Macclesfield vestiu pele de tombagigantes e eliminou o Crystal Palace

Amadores provocam maior escândalo da história da Taça de Inglaterra

Macclesfield está seis níveis abaixo e elimina Crystal Palace, detentor da Taça de Inglaterra

Macclesfield, equipa dos escalões não profissionais, alcançou uma das maiores surpresas na história da Taça de Inglaterra ao eliminar não só uma equipa da Premier League, mas mais precisamente o detentor do troféu, o Crystal Palace.

A equipa treinada por John Rooney, irmão mais novo de Wayne Rooney, compete 117 lugares abaixo do Crystal Palace na pirâmide do futebol inglês - o Palace é 13.º da Premier, o Macclesfield é 14.º na National League North, sexto nível -, e protagonizou talvez a maior surpresa de sempre, dada a diferença de divisões.

No estádio Moss Rose, com lotação esgotada de 5 mil espectadores, Paul Dawson colocou o Macclesfield em vantagem aos 43 minutos, com Isaac Buckley-Ricketts a aumentar a surpresa ao fazer o segundo aos 61 minutos.

Yeremi Pino reduziu para os visitantes aos 90, mas o Macclesfield, de uma cidade a sul de Manchester, aguentou a pressão e assegurou um triunfo que ficará para a história.

O Crystal Palace, que em maio passado tinha surpreendido ao vencer o Manchester City na final da Taça, fica assim pelo caminho, confirmando o mau momento de forma – acumula nove jogos consecutivos sem vencer.