Adepto mais famoso da CAN provocado por ex-alvo do Benfica (vídeo)
A RD Congo está fora da CAN, depois de eliminada pela Argélia, e com a seleção sai também uma das presenças mais curiosas nos estádios de Marrocos: Michel Kuka Mboladinga, conhecido como Lumumba (em homenagem a um antigo primeiro-ministro e combatente pela independência do país nos anos 60), o adepto que se tornou figura emblemática ao ver todos os jogos de pé, como uma estátua, com o braço direito erguido.
Além da posição a chamar a atenção na bancada, os fatos impecáveis tornaram-no uma figura também nas ruas de Marrocos quando as pessoas passaram a conhecê-lo. «Nem consigo sair do meu quarto de hotel, porque lá fora é uma loucura, mal consigo andar. Toda a gente me pede fotografias, vídeos. É orgulho para o nosso país, é o Congo que ganha», disse há dias.
No entanto, durante as celebrações da vitória da Argélia, que venceu no final do prolongamento, Mohammed Amoura, que foi alvo do Benfica no verão, provocou-o mesmo em frente à bancada ao imitar a sua pose, antes de se deixar cair ao chão, sugerindo o fim da sua presença.
1960 : Lumumba a lutté pour l’indépendance du Congo 🇨🇩 et a soutenu la cause algérienne 🇩🇿.
— Carl Johnson (@Crl_Johnson) January 6, 2026
2026 : Le joueur algérien 🇩🇿 Amoura se moque du symbole de Lumumba 🇨🇩 présent en tribune.
L’élégance algérienne. pic.twitter.com/EPuJMmMfB6
O carismático adepto congolês deixou escapar algumas lágrimas de tristeza depois de a sua seleção ser afastada da competição pela Argélia, baixou lentamente o braço e juntou as mãos.
The final moment of DR Congo's Patrice Lumumba after DR Congo conceded in the final minute of extra time.
— POOJA!!! (@PoojaMedia) January 6, 2026
Awww 😭😭 pic.twitter.com/501Do7TMBZ
De pé durante 438 minutos
Descrevendo-se com um «animador», Michel esteve de pé durante 438 minutos ao longo da CAN 2025. «Fisicamente é duro, e mentalmente também», confessou numa das muitas entrevistas que deu nas últimas semanas. «Faço isto para dar força à equipa, para dar energia aos jogadores», referiu.
✋ Il est resté debout pendant 438 minutes ⏱
— Prime Video Sport France (@PVSportFR) January 6, 2026
🇨🇩 Après la défaite de la République démocratique du Congo face à l'Algérie, c'était la dernière fois que l'on a vu Michel Kuka Mboladinga. L'artiste avait rendu hommage à l'ancien Premier ministre congolais Patrice Lumumba tout au… pic.twitter.com/nTbnq2rUwD
Artigos Relacionados: