Portugal perde (1-2) com Dinamarca e acaba 5.º nos Europeus de Pool

Bilhar 07-11-2021 17:34
Por António Barroso

A Seleção Nacional, composta por Américo Francisco (P. Ferreira), Bruno Sousa (SC Braga) e Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal) foi na tarde deste domingo eliminada na prova masculina por Equipas dos Campeonatos Europeus de Pool, a decorrerem desde dia 1 e até dia 11 do corrente mês em Antalya (Turquia), ao perder nos quartos de final com a Dinamarca, por 1-2, ficando em 5.º lugar e à beira das medalhas (para os quatro semifinalistas).

 

Um desaire que começou a adivinhar-se, nas três mesas com jogos em simultâneo, na disciplina de ‘Bola 9’, em que Bruno Sousa não teve chances (2-9) ante Mickey Krause, duelo que terminou quase uma hora antes de Miguel Silva vencer Andreas Madsen por 8-4 na ‘Bola 10’ e igualar (1-1). Nessa altura, Américo Francisco, que na ‘Bola 8’ chegou a liderar 6-4 ante Christoffer Lentz, perdia por 6-7.

 

O nórdico evitou a ‘negra’ ao ganhar o parcial: 6-8, e vitória da Dinamarca, que prosseguiu para as meias-finais, enquanto Portugal, que vencera antes Eslováquia, Rep. Checa e Rússia (sempre por 2-1), ficou pelo caminho com um meritório 5.º lugar.

 

Bicampeãs europeias ao tapete (0-2) ante a Espanha

 

Portugal começou este domingo nas provas de Equipas com a equipa feminina – Sara Rocha (Bracara) e Vânia Oliveira Franco (FC Porto), bicampeãs europeias – a lutar com a Espanha por um lugar nos ‘quartos’, mas a perder 0-2 e despedir-se da prova.

 

No duelo da disciplina de ‘Bola 9’, Vânia Oliveira Franco enfrentou Amália Matas e não começou da melhor forma: só liderou a 2-1, mas três parciais de rajada da sua rival (2-4) obrigaram-na sempre a tentar recuperar: ainda fez 3-4 e foi de 3-6 a 5-6, mas a espanhola venceu (5-7) e fez 0-1 para as adversárias.

 

Na ‘Bola 8’, Sara Rocha mediu forças com Silvia López-Fibla, e não entrou da melhor forma: ainda recuperou de 2-4 para 4-4, forçou a ‘negra’ a 5-5 mas perdeu o parcial decisivo (5-6), que selou a vitória da rival e o 0-2 para Espanha, evitando o desempate nos ‘penaltis’.

 

Trio de Portugal sobrevive para decisões na ‘Bola 8’

 

Equipas à parte, prosseguiram este domingo os torneios individuais de ‘Bola 8’ dos Europeus. Três dos sete jogadores de Portugal ainda estão em prova e podem sonhar com medalhas: Vânia Oliveira Franco na prova feminina, Miguel Silva e Américo Francisco na competição masculina, ao vencerem os seus jogos.

 

Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva) venceu na ‘negra’ (8-7) o dinamarquês Christoffer Lentz. Vai defrontar segunda-feira, já no quadro final de 64 jogadores (e nos 32avos de final) o russo Fedor Gorst – campeão europeu de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) já neste 2021, em Antalya -, quando forem 6 horas da manhã em Portugal continental (9 horas na Turquia).

 

No duelo das repescagens que, tal como um Sara Rocha-Vânia Franco, o sorteio caprichou em colocar frente a frente, Américo Francisco (P. Ferreira) venceu Carlos Correia (Sanjoanense) por 8-5: este último ficou pelo caminho, Américo Francisco tem pela frente nos 32avos de final, segunda-feira, o checo Roman Hybler (7.45 horas em Portugal continental).

 

Também Bruno Sousa (SC Braga) foi eliminado na prova de ‘Bola 8’, ao perder 3-8 diante do turco Emre Çelik. Idêntico destino para João Sousa (Boavista), vencido pelo dinamarquês Andreas Madsen (3-8).

 

No Venice Hotel de Antalya, além dos jogos de equipas, na prova individual feminina de ‘Bola 8’, em que Sara Rocha (Bracara) tinha já sido eliminada, Vânia Franco (FC Porto) venceu 6-1 a alemã Melanie Sussenguth: joga os oitavos de final na segunda-feira, dia 8, às 14.15 horas locais (11.15 horas de Portugal continental) ante outra alemã, Veronika Ivanovskaia.

 

Regularidade em alto rendimento nestes Europeus da portuguesa. Vânia Oliveira Franco já soma dois nonos lugares nos concursos individuais de disciplinas do Pool previamente disputados desde dia 1 do corrente mês nestes Europeus, nas disciplinas de ‘Bola 10’ e ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) e garantiu já, no mínimo, classificação idêntica também na ‘Bola 8’, terceira de quatro provas de singulares. E falta a ‘Bola 9’, ainda…

 

Vânia Franco joga os quartos de final, com a garantia de uma medalha de bronze como mínimo em caso de vitória - os quatro semifinalistas têm-nas garantidas - na segunda-feira, às 13 horas de Lisboa, com meias-finais e final no mesmo dia (15 e 17.30 horas de Portugal continental, respetivamente).

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos