)
Cadillac confirmada como 11.ª equipa na Fórmula 1 em 2026
A Federação Internacional Automóvel (FIA) e a Fórmula 1 aprovaram formalmente a entrada da General Motors (GM) e da sua marca Cadillac a partir da temporada de 2026.
A mudança evoluiu de um acordo de princípio entre a F1 e a GM, em novembro de 2024, e ratifica a Cadillac como 11.ª equipa na grelha no próximo ano.
O CEO da F1, Stefano Domenicali, mostrou-se agradado com o acordo com a GM. «Como dissemos em novembro, o compromisso da GM em trazer a equipa Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso desporto».
«Quero agradecer à GM e à TWG pelo seu envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e espero receber a equipa na grelha de 2026 pelo que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1», frisou o responsável italiano.
A equipa Cadillac, que estará baseada em Silverstone, no Reino Unido, dispõe de total apoio da GM para a construção e desenvolvimento do monolugar e terá motores Ferrari antes de produzir as suas próprias unidades de potência a partir de 2028.
O projeto é liderado pelo antigo chefe de equipa da Marussia, Graeme Lowdon, que recrutou designers seniores, incluindo o veterano da F1 Pat Symonds e o antigo chefe de motores da Renault, Rob White.
A GM estava a trabalhar num acordo com a Andretti Global para formar a equipa de F1, mas o pedido inicial foi rejeitado pela Formula One Management, que «não considerou que a proposta acrescentasse valor» à Fórmula 1.
Esta rejeição, embaraçosa, deu origem a tensões crescentes entre Michael Andretti e a F1, devido às pressões de Andretti para anular a decisão, incluindo o envolvimento do Congresso dos EUA e do Departamento de Justiça. No entanto, Andretti aceitou afastar-se do processo para o viabilizar, e foi a proposta revista, liderada pelo TWG Group, de Dan Towriss, que recebeu agora a luz verde definitiva.