)
MVP renova com os Thunder e bate recorde salarial da NBA
Os Oklahoma City Thunder asseguraram o futuro da principal estrela da equipa a longo prazo ao anunciarem a renovação do contrato de Shai Gilgeous-Alexander por mais quatro temporadas, num acordo histórico de 285 milhões de dólares (240 milhões de euros).
O novo vínculo, que entrará em vigor a partir da temporada 2027/28 e se estende até 2031, faz do base canadiano o jogador com o salário anual mais alto de sempre na NBA, com uma média de 60 milhões de euros por época. A renovação surge na sequência de uma temporada absolutamente memorável para Shai, que, aos 26 anos, liderou os Thunder ao título da NBA e foi consagrado como o MVP da temporada e das Finais da NBA.
A franquia de Oklahoma decide assim antecipar-se ao mercado e reafirmar Gilgeous-Alexander como a pedra angular do projeto, num claro sinal de ambição e estabilidade a longo prazo. Para além de garantir a estrela canadiana por mais anos, o acordo de Shai estabelece um novo padrão financeiro na liga, reflexo do crescimento do teto salarial e dos novos acordos televisivos que têm vindo a inflacionar os contratos das grandes estrelas.
Este movimento coloca definitivamente os Thunder como um dos grandes protagonistas da NBA nos próximos anos, com uma equipa jovem, campeã e liderada por um dos melhores jogadores da atualidade... e agora, o mais bem pago da história.