FC Porto 'dá' segunda derrota consecutiva à Oliveirense
Dragões recuperaram de duas desvantagens contra a Oliveirense (Fonte: FPP)

FC Porto 'dá' segunda derrota consecutiva à Oliveirense

Dragões partilham agora liderança com a equipa de Oliveira de Azeméis. Sporting em terceiro, apenas a um ponto, depois de grande reviravolta contra o Murches

O FC Porto conseguiu este sábado uma importante vitória no campeonato nacional ao derrotar a líder Oliveirense por 5-4 na 20.ª jornada da prova. Foi a terceira derrota da equipa de Oliveira de Azeméis na competição e a segunda consecutiva, depois do desaire contra o Benfica. Segue-se... o Sporting.

A equipa da casa começou por liderar o encontro com golo de Xavier Cardoso logo aos sete minutos, mas os dragões responderam primeiro por intermédio de Carlo di Benedetto (10’) e depois pelo segundo melhor marcador do campeonato, Gonçalo Alves (22’), para se colocarem pela primeira vez na frente do jogo. A vantagem dos azuis e brancos, com a qual foram para o intervalo, poucos minutos durou, com três tentos a serem marcados nos primeiros entre os 26' e 29' minutos.

Primeiro foi Lucas Martínez a fazer o 2-2 (26') com livre direto, mas o jogador que viria a ser a grande figura do jogo, o capitão da formação de Ricardo Ares, respondeu com o 2-3 (28'). Ainda assim, foi reestabelecido o empate depois de Marc Torra marcar na recarga de um penálti falhado por si mesmo. Martínez devolveria a vantagem à turma de Edo Bosch, com novo livre direto (37'), mas nova reviravolta estava nas cartas do FC Porto.

RESULTADOS E CALENDÁRIO DA 20.ª JORNADA DO CAMPEONATO PLACARD

Sábado, dia 9 de março:
Murches-Sporting: 5-8

Oliveirense-FC Porto: 4-5

Carvalhos-HC Braga: 3-6

Turquel-Benfica: 1-5

OC Barcelos-Valongo: 5-2


Domingo, dia 10 de março:
Riba d'Ave-Juventude Pacense, 18 H


Quarta-feira, dia 13 de março:
Sporting Tomar-Famalicense, 21.30 H

Dois minutos a seguir (39') Ezequiel Mena teve boa ação defensiva e lançou contra-ataque mortífero que terminou com finalização de di Benedetto. As equipas, naturalmente, procuraram mais do que a divisão dos pontos que o empata dava, mas o resultado final saiu mesmo de uma jogada individual de... Gonçalo Alves, que assinou o hat-trick a dois minutos e meio do final do embate.

Com este triunfo, o FC Porto iguala a Oliveirense na liderança do campeonato com os mesmos 49 pontos. Mas com este resultado, a liderança não se discute apenas com estas duas equipas. Em terceiro, surge o Sporting que venceu também este sábado o Murches (8-5), fora, e está apenas a um ponto do topo da classificação.

O clube de Alvalade teve de sobreviver a um arranque em falso, depois de ir para o intervalo a perder por 4-0. No entanto, os leões conseguiram uma verdadeira remontada no marcador, com especial destaque para Ferran Font, que também fez hat-trick. Nolito (2), Facu Bridge (2) e Toni Pérez (1) foram os outros marcadores dos verdes e brancos.