Fonseca e Rochele fora do Mundial

Judo Fonseca e Rochele fora do Mundial

JUDO20.04.202300:13

No início da semana, Jorge Fonseca (-100 kg), de 30 anos, e Rochele Nunes (+78 kg), 33, ainda tinham esperança em recuperar fisicamente a tempo do Mundial de Doha, dentro duas semanas e meia. Porém, tais hipóteses ficaram esta quarta-feira definitivamente afastadas, reduzindo a Seleção a onze e ficando Portugal sem judocas nas categorias mais pesadas.

Jorge Fonseca tem sofrido algumas lesões desde a temporada de 2022 e, após, em dezembro, ter agravado a do joelho direito num estágio da Seleção, veio a abdicar do Masters de Jersualém. Já esta época, em fevereiro, foi vítima de uma rotura na face anterior da coxa no Grand Slam de Telavive, a qual o tem mantido afastado dos tatamis e prevendo-se que regresse em junho.


Quanto a Rochele, 14.ª do ranking, sofreu duas pequenas fraturas no cotovelo esquerdo no Grand Slam de Antalya, há três semanas, e desde então teve o braço imobilizado. 


Além de ambos não estarem nas melhores condições físicas e técnicas, há ainda a ter em consideração o que o agravar de qualquer lesão poderia prejudicar seriamente a ambição da qualificação olímpico, que começa a contar a 100% (até agora são 50%) a partir de 23 de junho, no Grand Slam da Mongólia. No entanto, os pontos deste Mundial valerão 100% para Paris-2024.