)
Suárez, Ivanovic, Jota: o mercado dos avançados no Sporting
A sucessão de Gyokeres está pensada — em Alvalade acredita-se que um clube, provavelmente o Arsenal, acabará por chegar aos valor pretendido pelo leão, na ordem dos 80 milhões de euros —, mas o Sporting só avançará quando a saída do sueco ficar confirmada.
Frederico Varandas, aliás, deu a entender isso mesmo, quando falava na possibilidade de alguém satisfazer as exigências do Sporting em relação a Gyokeres. «A partir desse momento estamos preparados já para atacar o alvo», explicou o presidente dos leões, este domingo.
E falou em «o alvo», e não um alvo. Porque ele está bem identificado: Luis Suárez, avançado colombiano de 27 anos do Almeria, é o plano A dos leões. Ainda não há negociações, precisamente por causa da indefinição em torno de Gyokeres, mas o Sporting já se informou sobre a possibilidade de contratar o melhor marcador da segunda divisão espanhola da última época (27 golos em 41 jogos).
O Almeria, que falhou a subida de divisão, admite a saída do jogador, mas colocou a fasquia nos 25 milhões de euros (a cláusula de rescisão é de 40), mais 17 milhões do que gastou para comprá-lo ao Marselha há dois anos. Ainda assim, acredita-se em Alvalade que haverá margem para baixar esse valor. E é isso que o Sporting tentará fazer, assim haja fumo branco em relação a Gyokeres.
Quem está fora da rota de Alvalade é Franjo Ivanovic, ponta de lança de 21 anos, do Union Saint-Gilloise. Na Bélgica surgiram notícias de que o Sporting teria apresentado uma proposta de 20 milhões de euros pelo croata, mas que o Saint-Gilloise recusara, por pretender 30. Fonte da SAD do Sporting, porém, garantiu que essa proposta não existiu e que o jogador não entra nos planos, pelo menos neste momento, embora esteja referenciado em Alvalade. O Eintracht Frankfurt, que pensa no antigo avançado do Rijeka (de onde saiu há um ano por apenas 4 milhões de euros) para compensar eventual saída de Ekitike, estará na frente da corrida.
Também na lista de rumores para Alvalade surgiu Jota Silva, antigo avançado do Vitória de Guimarães, atualmente no Nottingham Forest. O avançado, sabe A BOLA, é apreciado por Rui Borges, mas não reúne consenso em Alvalade. Onde é visto como um jogador caro — apesar de ter saído de Portugal há um ano por 7 milhões, e de ter jogado pouco na Premier League (apenas cinco jogos a titular), o Nottingham Forest não admite a saída por menos de 15.