João Pereira estreou-se na Liga frente ao Santa Clara (Foto Miguel Nunes) - Foto: IMAGO

Sporting: Santa Clara deu o primeiro amargo de boca na Liga

Primeira derrota dos leões na prova foi diante dos açorianos

O Santa Clara foi o responsável pelo primeiro amargo de boca do Sporting nesta edição da Liga. Após um percurso perfeitamente imaculado no campeonato sob o comando de Ruben Amorim, com onze vitórias em outros tantos encontros, o treinador decidiu rumar ao Manchester United e a administração da SAD liderada por Frederico Varandas optou pela promoção de João Pereira, que até então estava no Sporting B.

O primeiro encontro do antigo lateral direito ao leme do conjunto principal até correu bem, com goleada gorda sobre o Amarante (6-0), equipa do Campeonato de Portugal, em encontro a contar para a Taça de Portugal. O segundo, frente ao Arsenal, na UEFA Champions League com o Arsenal já foi muito adverso para os leões, derrota por 1-5, e no terceiro manteve-se a toada, com no desaire, frente ao Santa Clara, por 0-1, com o golo açoriano a ser da autoria de Vinícius Lopes (33').

Os leões queixaram-se de erros de arbitragem, com dois penáltis a seu favor por assinalar, mas o resultado não se alterou, malgrado a intensa pressão ofensiva dos leões.

Veja o que mudou

O jogo disputou-se a 30 de novembro do ano passado e volvidos mais de quatro meses algumas coisas mudaram em Alvalade. A começar pelo treinador, com Rui Borges a substituir João Pereira a 26 de dezembro. Mas houve mais alterações.

O onze leonino escalado para esse encontro, numa tática de 3x4x3, foi o seguinte: Kovacevic, Debast, Diomande e Matheus Reis; Quenda, Daniel Bragança, Hjulmand e Geny Catamo; Trincão, Gyokeres e Edwards. Do banco de suplentes saíram St. Juste, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Harder e Morita.

De então para cá, Kovacevic rumou aos polacos do Legia Varsóvia por empréstimo, enquanto Edwards, também por cedência, rumou aos ingleses do Burnley. Daniel Bragança sofreu uma lesão grave no joelho direito que o afasta da competição até final da temporada; Morita tem estado lesionado e fruto da carestia de opções para o meio-campo Debast tem jogado no setor intermediário.

Sugestão de vídeo