Espanhol tem sido aposta clara na era Rui Borges, depois de ter tido sido equacionada a sua saída em janeiro. Cumpriu 90 minutos nos últimos quatro jogos e até marcou dois golos, os primeiros da carreira
A vida dá muitas voltas, um dos ditos populares mais utilizados e que assenta que nem uma luva a Fresneda. O espanhol, de 20 anos, vive o melhor período desde que chegou a Alvalade, sob a batuta de Rui Borges. É que desde que o treinador assumiu o leme, o lateral já jogou mais do que, imagine-se, no restante período em que é leão.
Vamos então a factos. Fresneda chegou a Alvalade com rótulo de promessa para o futuro — os leões pagaram €9 milhões ao Valladolid —, mas acabou por não se adaptar com Ruben Amorim (na época passada somou apenas 200 minutos, repartidos por dezena de jogos).
O arranque da presente temporada não foi melhor, tendo apenas cumprido 115 minutos em seis encontros e noutros 10 foi suplente não utilizado. Seguiu-se João Pereira no leme e a toada de utilização do espanhol manteve-se: 120 minutos em oito jogos (seis dos quais nem saiu do banco).
Chegado o mercado de transferências de inverno, Fresneda esteve com um pé fora do Sporting, sendo apontado aos italianos do Como, mas as lesões de Eduardo Quaresma e St. Juste e as contratações falhadas de Alberto (ex-V. Guimarães) e Andrés García (ex-Levante) foram congelando uma decisão sobre o espanhol, até que Rui Borges conseguiu tirar partido do melhor Fresneda que os leões já viram.
Italianos do Como na luta com o Valência por Iván Fresneda: equipa da Serie A quer o lateral-direito por cedência até final da época; opção de compra na ordem dos 10 milhões de euros
E os números falam por si: em 40 dias na era Rui Borges, o espanhol já jogou 663 minutos (em 10 jogos), mais do que no ano e três meses anteriores (435 minutos). Sendo de realçar que nos dois últimos jogos assinou os primeiros golos da carreira, abriu o marcador na vitória frente ao Farense (3-1) e no empate com o FC Porto (1-1), tornando-se no primeiro espanhol dos leões a marcar no Dragão (Sarabia também, mas foi em Alvalade, em jogo da Taça de Portugal, em 2021/2022).