Hansi Flick, treinador do Barcelona, elogiou o seu adversário nos oitavos de final e pediu aos seus jogadores uma melhor exibição do que a última na Luz

«Sempre fui do Barcelona, mas contrato com Benfica resolvia-me a vida»

No dia em que as duas equipas que representou se encontram, Nolito, avançado espanhol, recorda a mudança da Catalunha para Portugal por não ter espaço no plantel

A poucas horas de Benfica e Barcelona se defrontarem para a UEFA Champions League, palavra a Nolito, avançado espanhol que jogou nos dois clubes ao longo da carreira, que terminou em 2023. 

Depois de 4 épocas no Barcelona, sobretudo na equipa B, o Barça Athletic, surgiu proposta de Portugal. Em entrevista ao jornal Sport, Nolito explicou as suas opções. Como recebeu a proposta do Benfica? Foi uma decisão difícil deixar o Barcelona, pergunta-se. 

«Sou adepto do Barcelona, sempre fui adepto do Barcelona desde criança. Mas o contrato com o Benfica, sinceramente, resolvia-me a vida. Gostaria de ter ficado no Barcelona, ser titular e receber o mesmo dinheiro que no Benfica, mas ninguém me ia garantir isso naquela altura. E com os magníficos jogadores que havia no Barcelona... pensei, aqui sou o último a ser escolhido...» 

Sem espaço na Catalunha, chegou então a Lisboa em 2011 para duas épocas, sendo a primeira a mais produtiva: em 2010/11 marcou 15 golos em 48 jogos (e mais 9 assistências), mas na segunda apenas 1 em 15, e acabou por ser emprestado depois ao Granada e finalmente transferido para o Celta de Vigo em 2013/14. 

Nolito festeja com Cardoso e Aimar em 2012 (A BOLA)

«No Benfica foi uma maravilha, sinceramente. Fiquei muito feliz, deu-me a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões, de jogar na Liga portuguesa, e a verdade é que também aprendi. Trataram-me muito bem», recordou.  

No Benfica foi uma maravilha, sinceramente. Fiquei muito feliz, deu-me a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões, de jogar na Liga portuguesa, e a verdade é que também aprendi. Trataram-me muito bem

Depois a atualidade: o Barcelona é favorito ou o Benfica pode bater-lhe o pé? «Penso que o Benfica vai dificultar-lhes a vida. É evidente que o Barça está a um nível impressionante, mas o Benfica é uma equipa difícil no seu estádio e está-se a jogar a Liga dos Campeões», avaliou. 

Alguma aposta? «Estes jogos assustam-me. Já quando se aproxima a final da Liga dos Campeões, o final da época, penso que os pequenos erros custam caro. Não me atrevo a dar um resultado.» 

Nolito fez ainda uma época no Manchester City (2016/17), pelo que se considera satisfeito com a carreira que construiu. «Sou um privilegiado, fui um privilegiado e estou muito orgulhoso de mim, ainda que seja eu a dizê-lo. Antes não dava tanta importância, mas tive a sorte de me estrear no Barcelona de Pep Guardiola no nível em que se encontrava na altura, que era o de ganhar tudo. Joguei no Benfica, o melhor clube de Portugal, no Manchester City.... Não me posso queixar. No Celta passei os momentos mais felizes de toda a minha carreira. Adoro o Celta. Fui privilegiado, porque fiz o que queria fazer desde pequeno e pagaram-me muito dinheiro.» 

É evidente que o Barça está a um nível impressionante, mas o Benfica é uma equipa difícil no seu estádio e está-se a jogar a Liga dos Campeões

O Benfica recebe esta noite o Barcelona na primeira mão dos oitavos de final da UEFA Champions League.